As chuvas que atingem a região do médio Araguaia tem proporcionado cenas impressionantes. Neste domingo (19), o pescador Eduardo Martins Lopes, de 38 anos, registrou um casal de peixes Jacundá e dezenas de filhotes dentro da casa de seu amigo Tião, em Cocalinho, a 765 km de Cuiabá. Veja o vídeo:
O Primeira Página conversou com Eduardo que contou tudo sobre o vídeo que viralizou rapidamente nas redes sociais.
“Hoje de manhã, meu vizinho encontrou alguns peixes dentro da área da casa dele e me chamou para ver, porque ele não conhecia a espécie e achava que eram piaus. Quando eu cheguei, identifiquei que se tratavam de jacundás e resolvi gravar um vídeo e publicar”, conta o pescador.
Nas cenas feitas por ele, é possível ver muitos filhotinhos em um canto com dois peixes maiores protegendo-os. Eduardo, que tem experiência com esses animais, explicou o porquê de eles estarem ali.
“Eles estão procurando um lugar para se abrigar e se esconder de predadores maiores. Quando o rio enche, tem muitas piranhas, traíras, tucunarés, que comem seus filhotes, e ali ele achou um lugar muito aconchegante, que não tinha tanta preocupação de algum peixe ir lá e mexer com seus filhotes.”
Em dado momento durante a manhã, Eduardo disse que ele e o amigo Tião chegaram a colocar os peixes na mão.
“Eu dava a mão para eles e eles vinham. Parecia peixe de estimação, nunca nem vi um trem desse, sabe? Impressionante”, narrou o pescador.
A espécie também é conhecida na região como Maria-Mole, Maria-Sabão, Maria-Joana e, mesmo sendo pescador profissional, Eduardo se encantou com o momento que viveu.
“É muito emocionante ver isso todo dia. Imagina encontrar os peixes dentro de casa, procurando um cantinho para se esconder dos predadores maiores! Eles acharam um lugar seguro ali dentro e vão ficar por lá até os filhotes crescerem”, finalizou.