onça bebe água em asfalto devido às chuvas em MT


Pela segunda vez, seguida, as águas dos rios Garças e Araguaia avançam sobre a escadaria do Porto em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. A região do Vale do Araguaia registrou intensas chuvas na última semana, elevando o nível dos rios e recriando a imagem surpreendente da escadaria parcialmente submersa. Veja o vídeo abaixo:

Em 2024, o fenômeno só havia sido registrado em março, mas em 2025, a cena já se repete há alguns dias, indicando a elevação precoce do nível das águas.

Leia mais: Já viu onça beber água em pleno asfalto? Em Barra do Garças aconteceu

O Corpo de Bombeiros emitiu um alerta para chuvas de alta intensidade, reforçando os cuidados ao transitar em áreas alagadas, devido à proximidade do rio com zonas urbanas.

Em caso de emergência, ligue 193 para o Corpo de Bombeiros ou entre em contato com a Defesa Civil de Barra do Garças pelo WhatsApp (66) 9 9613-2092.

Projeto de proteção as bacias hidrográficas

Clodoaldo Queiroz é coordenador geral do comitê CBH – Alto Araguaia que atua como fóruns de debate sobre questões dos recursos hídricos da região, com o objetivo de promover o cuidado com as águas dos rios que passam pela cidade.

Nível dos rios está aumentando devido as chuvas em toda a região. (Foto: Reprodução)

Em entrevista ao Primeira Página ele explicou as cheias dos rios.

“A cheia no rio se deve diretamente ao volume de água que cai na bacia… se estiver chovendo bem, o rio sobe. Choveu menos nos meses de novembro/dezembro e agora, fevereiro e março, reagiu melhor às chuvas”, conta o pesquisador.

Além disso, ele pontuou outras ações que contribuíram para melhorar a vazão da água, ainda distribuir nos plantios e na recarga hídrica para o fortalecimento das nascentes na região.

“Quando a chuva cai sob solos degradados e áreas de baixa capacidade de infiltração, os sedimentos correm para o leito dos córregos e rios e eles em excesso geram limitações no leito dos rios. Na estação das secas, causam obstruções ao acesso aos lagos que são berçários dos peixes.

Por esse motivo que existem projeto que visam revitalizar as bacias hidrográficas de toda a região do Alto Araguaia que compreende Barra do Garças e os rios das Garças e Araguaia.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Carro cai em cachoeira turística e 4 pessoas ficam feridas no litoral de SP

Um carro caiu dentro da Cachoeira dos Três Tombos, em Ilhabela, no litoral norte de…

Presidente do Academia FC morre após sofrer AVC

O presidente do Academia Futebol Clube, Éder Barbosa Borges, 44 anos, conhecido como Borjão, faleceu…

92% das casas em Gaza estão destruídas ou danificadas, diz agência da ONU

O alívio da violência em Gaza significa que muitos palestinos deslocados durante a guerra de…