A equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que cuida da transição de poder está em discussões contínuas com outros países a respeito da deportação de venezuelanos, afirmou o novo conselheiro de segurança nacional, Mike Waltz, em entrevista à CBS News neste domingo (19).
Os venezuelanos representam grande parte das travessias de fronteira e, por anos, os EUA não conseguiam deportá-los devido às tensas relações diplomáticas entre os EUA e a Venezuela. O México concordou anteriormente em receber alguns por um período de tempo. Durante o governo de Joe Biden, as autoridades enviaram imigrantes venezuelanos para a Colômbia, caso eles já tivessem residido lá.
O governo Trump pode seguir um caminho semelhante. Waltz disse no domingo que os EUA podem deportar venezuelanos para “vários países que concordarão em recebê-los”.
“Primeiro, eu acho que eles vão ser bem agressivos. Segundo, eles vão atrás dessas gangues criminosas que estão aterrorizando nossas cidades, particularmente a MS-13, e particularmente Tren De Aragua, nossas comunidades estão pedindo por isso. Nossos vizinhos estão pedindo por isso”, declarou Waltz no “Face the Nation”.
Waltz foi então pressionado: “Tren De Aragua é venezuelano. Você não pode deportar para a Venezuela. Então para onde você vai mandar esses?”
“Bem, estamos em uma série de conversas com vários países que concordarão em recebê-los”, respondeu Waltz.