São Paulo terá semana típica de verão com calorão e pancadas de chuvas

CNN Brasil


Com calorão e pancadas de chuva, a semana que se inicia deverá ter o tempo típico do verão em todo o estado de São Paulo. De acordo com previsão da Climatempo, os paulistas terão sol e calor nas manhãs e começos de tarde, e pancadas de chuva com raios no fim do dia.

Mesmo com a passagem de uma frente fria que se forma no Sul do Brasil nesta segunda-feira (20), a semana deve ser abafada em todo o estado. O calor esperado será combustível para a ocorrência de temporais que poderão ser de forte intensidade na Grande São Paulo.

Na capital paulista, a previsão é de que os termômetros ultrapassem os 32ºC nesta segunda (20). O tempo abafado e a chegada da brisa marítima favorecem a ocorrência de chuvas na forma de pancadas rápidas e isoladas, principalmente entre o final da tarde e o início da noite, já nesta segunda.

Ainda segundo a Climatempo, a tarde do último sábado (18) foi a mais quente de 2025 até agora na cidade de São Paulo. A medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou uma temperatura máxima de 33,3°C, maior temperatura registrada no verão 2024/2025, que teve início no dia 20 de dezembro.

No domingo (19), outro recorde de calor foi registrado na capital. A madrugada foi a mais quente do ano até agora, com mínima 21,7°C.

Calorão no Sul e Sudeste

O calorão não se restringiu a São Paulo e aumentou em todo o Sul e Sudeste do Brasil neste fim de semana. Capitais como Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) também bateram recordes de temperatura.

O Rio de Janeiro teve recorde de calor para o ano no último sábado (18), com 41,5ºC registrados na estação meteorológica de Irajá, na zona norte da cidade, segundo informou o Centro de Operações Rio (COR).

Já Curitiba registrou as madrugadas mais quentes do ano até agora neste fim de semana. No domingo (20) a temperatura mínima foi de 20,4°C, a mais alta do ano até agora, superando os 20,1°C registrados no sábado (18).

De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima de 20°C na madrugada são muito elevadas para os padrões médios climatológicos de Curitiba. Segundo cálculos do Inmet, para o período de 1991 a 2020, a média de temperatura mínima na capital paranaense em janeiro é de 17,6°.

O estado do Paraná, inclusive, foi um dos locais mais quentes do Brasil neste fim de semana. A temperatura chegou a 38,5°C no domingo (19) em Baixo Iguaçu, entrando na lista das 10 maiores temperaturas no país neste dia, conforme a Climatempo.

A capital mineira Belo Horizonte registrou a tarde mais quente de 2025 até o momento no último domingo (19), com 32,9°C.

Em Porto Alegre, os termômetros chegaram a 35,3°C no domingo (19), segunda temperatura mais alta do ano até agora. O recorde de calor para 2025 na capital gaúcha é de 35,7°C, no dia 17 de janeiro.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Temporal deixa casas danificadas e famílias desalojadas no RS; veja

Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul no último domingo (19), causando danos…

Polícia e família buscam menino de 9 anos que desapareceu em MS

Desde sábado, dia 18, uma família de Nova Andradina sofre com a falta de notícias…

Biden recebe Kamala na Casa Branca pela última vez como presidente

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu a vice-presidente Kamala Harris na Casa Branca…