92% das casas em Gaza estão destruídas ou danificadas, diz agência da ONU


O alívio da violência em Gaza significa que muitos palestinos deslocados durante a guerra de Israel estão voltando para casa – mas um morador de Gaza disse à CNN que o momento foi “agridoce”, pois muitas casas foram reduzidas a escombros.

Quase todas as moradias em Gaza foram destruídas ou danificadas durante a guerra de Israel contra o Hamas, de acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês).

Cerca de 436.000 unidades habitacionais – 92% das casas de Gaza – foram afetadas, com 160.000 destruídas e 276.000 severamente ou parcialmente danificadas, disse o OCHA.

Além disso, mais de 1,8 milhão de pessoas precisam urgentemente de abrigo de emergência e itens domésticos essenciais.

A ONU disse em seu site que aproximadamente 90% da população em Gaza foi deslocada, muitos dos quais foram forçados a se mudar repetidamente, “cerca de 10 vezes ou mais”.

“Grande parte de Gaza é entulho, enquanto ataques aéreos e operações militares israelenses danificaram ou destruíram cerca de 60 por cento dos edifícios, incluindo casas, escolas e hospitais”, de acordo com a ONU.

“A implacável campanha de bombardeio levou a assistência médica ao limite, o sistema de resíduos sólidos entrou em colapso, causando sérios riscos ambientais e de saúde, e o sistema de água foi drasticamente cortado.”



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Brasileiros são presos com 200 cápsulas de cocaína no intestino em SP

Dois brasileiros foram presos com 200 cápsulas de cocaína no intestino no Aeroporto Internacional de…

100 anos do sumiço enquanto buscava civilização em MT

100 anos se passaram desde o misterioso desaparecimento de Percy Fawcett, arqueólogo e explorador britânico…

Bolinho de caranguejo e bife: Veja o cardápio do almoço da posse de Trump

O Comitê Conjunto do Congresso sobre Cerimônias de Posse anunciou o cardápio para o Almoço…