Sem estrutura e com calor, indígenas cobram melhorias na saúde

FOTO DENUNCIA INDIGENA


Indígenas da etnia Enawenê Nawê se deslocaram a Cuiabá, nesta segunda-feira (20), para cobrar pessoalmente uma solução para a precariedade do atendimento de saúde prestados às aldeias nos municípios de Juína, Sapezal e Comodoro.

Segundo os manifestantes, atualmente, o atendimento é feito em contêineres sem ventilação, além disso, faltam materiais e ambulância nas comunidades.

A etnia é seminômada e, após a mudança da instalação da aldeia, há cerca de 3 anos, a forma de atendimento mudou. Foi a partir daí, que o DSEI (Distrito Sanitário Indígena) de Cuiabá, enviou contêineres onde funciona o posto de saúde. No entanto, falta refrigeração. Por causa do calor, os profissionais e os pacientes não conseguem ficar no local. Além disso, um dos contêineres chegou danificado e não tem condições de uso.

Outra demanda da comunidade, é a realização de exames e tratamentos especializados nas cidades próximas, pois as ambulâncias necessitam de manutenção.

De acordo com Daliyamase Enawene, liderança indígena, o problema das viaturas impacta no transporte de profissionais de saúde, já que o alojamento fica a 20 quilômetros da aldeia nova.

Mofo, falta de refrigeração e estrutura danificada podem ser vistas nas imagens feitas pelos indígenas. (Foto: Reprodução)

“Para esse equipe estar lá tem que ter segurança, precisamos de viatura para emergências, como picada de cobra, acidentes. Não tem como atender”.

Outra cobrança é a construção de poços artesianos e o envio de veneno para combater uma infestação de ratos, que colocam em risco a saúde de quase 1.500 indígenas.

indgena

Por meio de nota, o Dsei comunicou que receberam as demandas dos Enawenê Nawê sobre viaturas, instalações de containers, saneamento e atendimento de saúde.

“Eles se mudaram há 2 anos e meio. Infelizmente a mudança de aldeia tem interferido na resolução dos problemas, principalmente de infraestrutura, porém, nós estamos incansavelmente trabalhando para que seja solucionado o mais rápido possível. O Secretário Nacional Weibe Tapeba fará uma visita in loco no próximo dia 12.”, diz trecho da nota.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Incêndio em estação de ski na Turquia deixa 10 mortos e 32 feridos

Um incêndio durante a noite em um hotel de ski turco matou pelo menos 10…

Marina Harkot : Motorista que causou a morte da ciclista vai a júri popular

O réu José Maria da Costa Júnior, acusado de atropelar e matar a ciclista Marina…

As ações executivas de Trump no primeiro dia do segundo mandato

No primeiro dia de trabalho em seu segundo mandato, o presidente Donald Trump assinou ações…