A presidência de Donald Trump “pode abrir uma nova era de cooperação entre a Rússia e o Ocidente para abordar questões globais e evitar a escalada nuclear”, afirmou um alto funcionário econômico russo à CNN nesta terça-feira (21).
O chefe do fundo soberano da Rússia, Kirill Dmitriev, disse à CNN que “as ações ousadas do presidente Trump ontem provam que uma liderança decisiva pode mudar o curso da história – desbloqueando o crescimento econômico e transformando desafios globais em oportunidades de diálogo e resolução por meio da resolução de problemas”.
Dmitriev, um ex-banqueiro do Goldman Sachs formado pela Ivy League, é uma figura-chave quando se trata das relações econômicas internacionais do governo russo. Ele tem sido um interlocutor consistente entre a Rússia e os Estados Unidos e ajudou a construir os primeiros contatos entre a Rússia e a equipe de Trump após a primeira vitória eleitoral do presidente dos EUA em 2016.
Seus comentários ocorrem em meio a uma mudança perceptível no tom entre autoridades dos EUA e da Rússia. Na segunda-feira (20), o presidente da Rússia Vladimir Putin expressou abertura para reconstruir as relações com a nova administração dos EUA, dizendo que acolheu declarações de Trump e sua equipe “expressando o desejo de restaurar o contato direto com a Rússia”.
Trump disse na segunda-feira que planeja se encontrar com Putin assim que as negociações forem iniciadas, um processo que, segundo ele, já estava em andamento.