Astrofotografia do dia: fotógrafo brasileiro tem imagem destacada pela Nasa

CNN Brasil


O fotógrafo e videomaker Frederico Danin, de 47 anos, natural de Brasília, teve uma de suas fotos escolhida como “Astrophotography of the Day” (Astrofotografia do Dia) pela Nasa, nesta terça-feira (21).

A imagem foi registrada na última sexta-feira (12), no Parque das Garças, no Lago Norte, durante a passagem do cometa C/2024 G3 (ATLAS) pelo céu da capital. Após mandar a imagem para a Nasa, no dia 17 de janeiro, Frederico recebeu, na manhã seguinte, um e-mail do curador do site pedindo mais detalhes técnicos sobre a foto.

“Fiquei surpreso com o contato, mas também com receio de que a decisão pudesse ser revertida. Acabei não contando nada para minha família”, revelou o fotógrafo.

Fotógrafo registra “imagem do dia” da Nasa • Divulgação/Frederico Danin

“Foto do dia”

Frederico também compartilhou a experiência com algumas pessoas que estavam no local. “Foi um momento mágico, e poder compartilhar isso com outras pessoas, ver o entusiasmo delas, tornou a experiência ainda mais enriquecedora“, completou.

O professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, falou à CNN sobre o cometa capturado pelas imagens. “O brilho deste cometa está decrescendo rapidamente”.

“Hoje já é necessário um binóculo para vê-lo, mesmo em locais bem longe de iluminação artificial. Existem chances maiores para ver no final da semana, talvez no dia 25, e a partir do final do mês, somente com telescópios profissionais”, acrescentou o professor.

Veja imagens feita pelo fotógrafo:

Entrevista com Frederico Damin:



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher é baleada dentro de carro de aplicativo na zona norte do Rio

Uma passageira foi baleada dentro de um carro de aplicativo após uma tentativa de assalto…

Trump descreve carta que Biden deixou para ele no Salão Oval

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta terça-feira (21) que o ex-presidente Joe…

Brasil registra crescimento de quase 80% nas áreas queimadas, diz estudo

O Brasil registrou mais de 30,8 milhões de hectares devastados pelo fogo em 2024, com…