Trump descreve carta que Biden deixou para ele no Salão Oval

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta terça-feira (21) que o ex-presidente Joe Biden deixou para ele uma “carta simpática” na gaveta da chamada mesa “Resolute”, oferecendo aos repórteres uma amostra de seu conteúdo.

A carta foi endereçada “ao número 47”, disse Trump.

“Foi uma carta um pouco inspiradora, sabe, aproveite, faça um bom trabalho. O quão importante é o trabalho. Mas eu acho que foi uma carta simpática, acho que devo deixar as pessoas verem”, ele acrescentou.

Trump disse que “apreciou” a carta de Biden.

Biden se recusou a contar aos repórteres o que escreveu na segunda-feira (20), dizendo: “isso é entre mim e Trump”.

Trump deixou uma carta ao deixar o cargo em 2021 que Biden mais tarde descreveu como “muito generosa”.

Entenda a tradição

Joe Biden manteve uma tradição de décadas entre os que ocuparam o cargo mais alto da nação: a carta de transição.

A mensagem endereçada ao sucessor, geralmente, contém algum conselho, dica ou é apenas uma manifestação do desejo de um bom governo pelos próximos quatro anos. É um texto cordial escrito em um papel timbrado da Casa Branca, que é deixado em cima da escrivaninha do Salão Oval, o escritório cerimonial do presidente dos EUA. A mesa é chamada de “Resolute”, um presente da rainha Vitória da Inglaterra ao então presidente Rutherford B. Hayes.

O início da tradição das cartas presidenciais é incerto. Historiadores acreditam que as mensagens começaram a ser deixadas no fim da presidência de Ronald Reagan, em 1989, quando ele escreveu a mensagem para o sucessor, George H.W. Bush, seu vice. A carta foi escrita em tom descontraído e Reagan disse que sentiria saudades dos almoços com Bush. A partir daí, as cartas começaram a ser deixadas em outras transições de poder nos Estados Unidos.

George H.W. Bush deixou a mensagem para Bill Clinton e desejou felicidade na nova função. Ele ainda aconselhou o democrata a não se desencorajar com os críticos.

Clinton seguiu a tradição e escreveu a carta para o filho de seu antecessor, George W. Bush. No texto, o democrata diz ao republicano que deseja sucesso e que está rezando por ele e pela nova família presidencial.

George W. Bush escreveu para Barack Obama dizendo que o democrata começava um capítulo fantástico da vida e alertou que a presidência viria com momentos desafiadores.

Já Obama deixou a carta para o sucessor, Donald Trump, e o parabenizou pela vitória na eleição de 2016. Ele expressou esperança de que os próximos quatro anos seriam de prosperidade e segurança para os americanos, independente de questões partidárias. Obama ainda aconselhou Trump a reservar tempo para amigos e familiares, pois eles o ajudariam a superar os momentos difíceis inevitáveis.

Ao sair da presidência, Donald Trump deixou uma carta para Joe Biden, que descreveu a mensagem como “generosa”, mas o conteúdo nunca foi revelado.

Veja a íntegra de algumas cartas deixadas entre presidentes dos EUA nesta matéria.

Com informações de Diego Pavão da CNN.

Biden deve deixar carta para Trump; conheça tradição da posse



Fonte do Texto

VEJA MAIS

PM em surto recebe atendimento médico após 12h de negociação

As negociações entre equipes do Bope e do Choque para desarmar um policial da reserva…

Vítima de violência doméstica é salva após ligar para PM e pedir “pizza“

Uma mulher vítima de violência doméstica foi resgatada pela Polícia Militar de Rondônia após ligar…

Análise: Ofensiva de Trump contra imigração pode enfrentar desafios legais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um reforço significativo na segurança da fronteira…