prefeito vê imagens de unidade lotada e põe medo em servidores


A partir do monitoramento de câmeras de segurança, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), flagrou a policlínica do bairro Pedra 90 lotada, em Cuiabá, enquanto um posto de saúde próximo estava vazio. A conferência das imagens foi feita nesta quarta-feira (22), no gabinete do prefeito.

Prefeito postou um vídeo no Instagram, onde falar sobre a situação das UBSs. (Foto: reprodução)

Após ver a cena, Abilio declarou que tomará medidas enérgicas contra equipes das Unidades Básicas de Saúde que se recusarem a atender pacientes que buscam atendimento por demanda espontânea.

“Não podemos deixar as UPAs lotadas e as UBSs vazias. Não vou aceitar isso. A média de atendimentos nas unidades básicas de saúde é de 10 consultas por dia nos consultórios médicos. Não podemos aceitar isso”, afirmou.

O prefeito informou que solicitou ações imediatas de seus secretários adjuntos, que foram orientados a visitar cada UBS para comunicar aos servidores que a recusa no atendimento será tratada com rigor. Caso persistam as negativas, toda a equipe poderá ser substituída.

Abilio cameras postinho
Abilio acompanhou a movimentação do postinho por meio de câmeras em seu gabinete. (Foto: Secom/Prefeitura de Cuiabá)

Abilio diz que a medida visa equilibrar o fluxo de atendimentos, especialmente considerando que a maior parte dos pacientes que procuram as UPAs e policlínicas são classificados com o protocolo de triagem verde, ou seja, casos de baixa complexidade que poderiam ser resolvidos nos postinhos.

Abilio também destacou que instalou câmeras de segurança em todas as unidades de saúde para monitorar o fluxo de pacientes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá reforça que todas as Unidades Básicas são obrigadas a atender demandas espontâneas da população, conforme preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Intolerância religiosa no Brasil cresceu mais de 80%, diz estudo

O Brasil registrou 3.853 violações motivadas por intolerância religiosa em 2024, um aumento de mais…

“corvo brasileiro” é capaz de imitar vozes e usa objetos para caçar

Famosos nas adaptações cinematográficas, os misteriosos corvos estão presentes em vários lugares. No Brasil, ele…

À CNN, bispa que pediu a Trump misericórdia para imigrantes aborda críticas

A bispa Mariann Edgar Budde, que pediu a Donald Trump que proteja os imigrantes e…