Um guarda civil municipal de Iracemápolis, no interior de São Paulo, foi morto por policiais militares, na última quarta-feira (22), após ser confundido com suspeitos durante uma abordagem.
O caso ocorreu em Piracicaba, também no interior do estado, e o GCM foi identificado como Antônio Marcio de Oliveira, de 45 anos.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma equipe do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior foi acionada para atender uma ocorrência de furto em uma residência.
Durante a ocorrência, os criminosos fugiram e subiram no telhado de uma clínica. Segundo a PM, Antônio realizava a segurança da clínica, armado e à paisana, e também subiu no telhado. Neste momento, ele foi baleado pelos policiais após ser confundido com um dos suspeitos.
O agente chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Posteriormente, um dos criminosos foi preso pela corporação.
Em nota, a SSP lamentou o ocorrido e informou que “não compactua com excessos e desvio de conduta de seus agentes”. A pasta disse ainda que o caso será investigado por meio de um inquérito policial pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais de Piracicaba.
A Prefeitura de Iracemápolis, cidade na qual Antônio atuava como guarda, divulgou uma nota de pesar sobre o caso:
“É com pesar que a Prefeitura Municipal de Iracemápolis recebe a notícia do falecimento do Guarda Civil Municipal, Antônio Marcio de Oliveira.
Antônio tinha 45 anos e atuava como Guarda Municipal no município desde 2021. Durante os anos que fez parte da corporação, prestou o serviço com honra e com a seriedade que se espera de uma pessoa que tinha como missão servir a população.
A Prefeitura, por meio da prefeita Nelita Michel e do vice-prefeito Chicão Rosseti, externa seus mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.”
O velório de Antônio ocorrerá na tarde desta quinta-feira (23) no Crematório Memorial Metropolitano de Piracicaba. Já o sepultamento acontecerá na manhã de sexta-feira (24), no Cemitério Municipal da Vila Rezende.
*Sob supervisão