EUA suspendem pedidos de passaporte com marcador de gênero “X“

CNN Brasil


O Departamento de Estado dos EUA suspendeu o processamento de solicitações de passaporte buscando o marcador de gênero “X” e só processará e emitirá passaportes para pessoas que se identifiquem como homens ou mulheres, de acordo com um porta-voz.

A medida está alinhada com uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump na segunda-feira (20) que diz que é política do governo dos EUA “reconhecer dois sexos, masculino e feminino” e que “esses sexos não são alteráveis”.

“De acordo com essa ordem, a emissão de passaportes dos EUA pelo Departamento refletirá o sexo biológico do indivíduo conforme definido na Ordem Executiva”, disse o porta-voz na sexta-feira (24).

Além da suspensão do processamento das solicitações com o marcador X, o Departamento de Estado não está mais emitindo passaportes dos EUA com esse marcador, acrescentou o porta-voz.

Eles disseram que “orientações sobre passaportes com marcador de sexo X emitidos anteriormente estão por vir”.

A ordem executiva de Trump reverte mudanças feitas sob a administração Biden destinadas a acomodar pessoas não binárias, intersexuais e não conformes com o gênero.

A partir de abril de 2022, os americanos puderam selecionar X como seu marcador de gênero.

Política do governo Trump

Durante o discurso de posse como presidente dos Estados Unidos na segunda-feira, Donald Trump abordou a questão de gênero.

“Nesta semana, acabarei com a política governamental de tentar fazer engenharia social de raça e gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Forjaremos uma sociedade que seja daltônica e baseada no mérito”

Donald Trump

“A partir de hoje, será a política oficial do governo dos Estados Unidos que existam apenas dois gêneros, masculino e feminino”, acrescentou.

O republicano também pontuou em outro momento que houve esforços ilegais e inconstitucionais federais para restringir a liberdade de expressão, observando que assinará uma ordem executiva para “imediatamente parar toda a censura do governo e trazer de volta a liberdade de expressão” para o país.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo: Casa de influenciador é furtada no litoral de São Paulo

O surfista e influenciador Flávio Nakagima, de 37 anos, teve sua residência furtada, na tarde…

Ladrões invadem Conselho Tutelar em Campo Grande e levam até sifão de pia

O Conselho Tutelar Sul, localizado no Jardim Aero Rancho, foi alvo de bandidos na madrugada…

Partido de ultradireita tem melhor resultado da história na Alemanha

O partido de ultradireita alemão, Alternativa para a Alemanha (AfD), teve o melhor resultado da…