Médicos terão salários descontados se não fizerem perícia no INSS


Com a greve parcial de servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o Ministério da Previdência Social divulgou novas medidas, nesta sexta-feira (24), para proteger os segurados que precisam passar por perícia médica.

Prédio do Previdência Social. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
  1. INSS: confira as datas de pagamento em 2025

Conforme a nota, as perícias agendadas que estão direcionadas a peritos em estado de greve serão automaticamente reagendadas pela Dataprev para outro perito que esteja atendendo normalmente, a partir da próxima segunda-feira (27).

Além disso, a nota informa que os médicos que aderiram à greve terão as agendas suspensas integralmente e será promovido o desconto integral dos salários referentes ao período em que o participante continuar em greve.

Em comunicado oficial nesta sexta-feira (24), o INSS também informou que os usuários serão notificados sobre o dia e o horário da nova perícia por meio da Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS (mensagens automáticas).

Greve na Previdência

Segundo a Previdência Social, desde setembro de 2024, cerca de 10% dos peritos estão fazendo greve parcial, atendendo número reduzido de perícias.

“O modelo contraria o dever de comunicação prévia nos casos de paralisação de serviços essenciais, conforme a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, e impede que a Administração possa mitigar o dano ocasionado pela falta do perito médico e organizar os atendimentos, remarcando as perícias médicas que não serão realizadas”.

Previdência Social

A greve tem com motivação a inconformidade de associação da categoria com Acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União) que declarou ilegal dispositivos do acordo de greve de 2022 que reduziu em 40% a produtividade dos peritos.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mototáxi em SP: MP abre inquérito contra 99 e Uber

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou um inquérito civil para investigar as empresas…

Oficiais da Agência de Desenvolvimento Internacional dos EUA são afastados

A administração Trump colocou dezenas dos mais altos oficiais de carreira da Agência dos EUA…

Mulher atropela menino de 11 anos de propósito após brigas em SC

Uma criança de 11 anos foi atropelada de propósito em Gaspar, município de Santa Catarina,…