Trump demite ao menos 12 inspetores-gerais independentes, diz mídia dos EUA

CNN Brasil


A administração do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, demitiu inspetores gerais independentes de mais de uma dúzia de grandes agências governamentais na sexta-feira (24), informou a mídia dos Estados Unidos.

As agências incluem os departamentos de defesa, estado, transporte, assuntos de veteranos, habitação e desenvolvimento urbano, interior e energia, disse o Washington Post, citando pessoas não identificadas familiarizadas com o assunto.

O New York Times disse que as demissões afetaram 17 agências, mas poupou o inspetor geral do Departamento de Justiça, Michael Horowitz.

O Post disse que as demissões “parecem violar a lei federal, que exige que o Congresso receba um aviso de 30 dias sobre qualquer intenção de demitir os inspetores gerais”.

A Casa Branca não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários sobre os relatórios.

Um inspetor geral é uma posição independente que conduz auditorias e investigações sobre alegações de desperdício, fraude e abuso. Eles podem ser removidos pelo presidente ou pelo chefe da agência, dependendo de quem os nomeou ou indicou.

A maioria era composta por nomeados do primeiro mandato de Trump, de 2017 a 2021, informou o Post, dizendo que os afetados foram notificados por e-mails do diretor de pessoal da Casa Branca.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher atropela menino de 11 anos de propósito após brigas em SC

Uma criança de 11 anos foi atropelada de propósito em Gaspar, município de Santa Catarina,…

Projeto de MT garante 1,5 milhão para iniciação científica das escolas públicas

Estudantes da rede pública de Mato Grosso terão a oportunidade de se tornarem cientistas por…

Google Maps vai renomear “Golfo do México“ para “Golfo da América“ nos EUA

O Google Maps vai mudar o nome de “Golfo do México” para “Golfo da América”…