Honduras cancela reunião da Celac que discutiria medidas de Trump

CNN Brasil


A presidente de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, anunciou nesta quarta-feira (29) o cancelamento da reunião de emergência da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocada no domingo (26) para discutir as deportações de imigrantes nos Estados Unidos pelo novo governo de Donald Trump.

“Cancelo a reunião de 30 de janeiro de 2025, por falta de consenso. Em anexo está a declaração oficial na minha qualidade de Presidente temporária da CELAC”, escreveu Zelaya em uma publicação na rede social X.

O comunicado emitido pela Secretaria de Relações Exteriores de Honduras, que assume atualmente a presidência rotativa do bloco, cita que Gustavo Petro, presidente Colômbia, pediu a reunião para tratar as medidas de Trump, mas horas depois “Colômbia e Estados Unidos resolveram o impasse”.

A política de imigração do novo presidente dos Estados Unidos, impactam diversos países da Amédica Latina que preveem um movimento de deportação em massa.

Petro havia barrado no domingo (26), o pouso de um avião americano com deportados colombianos.

Em represália, Trump decidiu aplicar tarifas de importação de 25% sobre todos os produtos colombianos e suspender a emissão de vistos para cidadãos do país.

O colombiano também elevou as alíquotas de importação para mercadorias americanas na mesma medida e atacou o americano nas redes sociais.

Mais tarde, no mesmo dia a Casa Branca declarou que a Colômbia concordou com a “aceitação irrestrita” de imigrantes que entraram ilegalmente nos EUA, e que o presidente Donald Trump não cobraria uma tarifa de 25% sobre o país “a menos não honre este acordo”.

O presidente Lula havia confirmado sua participação por videoconferência na terça-feira (28), o Brasil recebeu os primeiros imigrantes deportados dos EUA na sexta-feira (24).





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Policiais do Choque desocupam acampamento do MST em Dourados

Cerca de 270 famílias que viviam em um acampamento do MST (Movimento Sem Terra), às…

Suspeito de matar companheira é preso em SP; corpo foi encontrado em casa

O suspeito de assassinar assassinar Thamyres Araújo, de 25 anos, foi preso, na manhã de…

Mais de 200 mil pessoas participam de homenagem ao papa Francisco

Centenas de milhares de pessoas se reuniram na Praça São Pedro neste domingo (27), um…