Um piloto do Exército que voou em helicópteros Black Hawk ao redor do Aeroporto Nacional Reagan, na área de Washington D.C., relatou à CNN que esses voos são rotineiramente planejados nos mínimos detalhes — o que é ainda mais importante ao navegar no complexo espaço aéreo da região.
“As pessoas pensam: ‘Isso parece intencional’, e não posso deixar de enfatizar que esta já é uma área muito congestionada para voos”, disse ele. “Já são modos de voo muito difíceis para as aeronaves… A ideia de que isso poderia ser intencional de alguma forma nem está na mesa.”
Pelo regulamento do Exército, os pilotos teriam que informar todo o seu plano de voo dentro de sua unidade antes de decolar, explicou o militar.
A tripulação avaliaria o plano em uma série de riscos — o clima, quanta luz eles estão esperando, quais manobras os pilotos pretendem fazer, onde pousarão e muito mais.
Com base no risco, um instrutor — normalmente um piloto sênior — avaliará o plano e aprovará ou desaprovará partes de seu trajeto de voo; essa avaliação será então executada pelo comandante da unidade e, em seguida, enviada à FAA.
“É uma série incrivelmente complexa de mitigação de risco que acontece levando-os a sair e voar nessa situação”, ressaltou.
Mas com esse nível de detalhe sendo planejado antes do voo, o piloto analisou que seriam “coisas muito simples” que teriam que dar errado para resultar na tragédia que ocorreu na quarta-feira (29) à noite.
Ele também rejeitou a teoria de que o Black Hawk não tinha seu transmissor ligado, o que tem aparecido nas mídias sociais como uma causa potencial para o acidente.
Há várias situações que teriam que dar muito errado para uma aeronave sem o transmissor ligado estar dentro daquele espaço aéreo, disse o piloto, considerando especialmente as salvaguardas pós-11 de setembro.