Um suspeito morreu em confronto com a polícia durante uma operação da Polícia Civil do Pará nesta sexta-feira (31). Nomeada de “Operação Gênesis”, a ação teve ações no estado do Pará, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ao todo, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva contra suspeitos de atuarem em uma facção criminosa nacional foram cumpridos.
De acordo as investigações, os suspeitos atuavam como “idealizadores de missão”, ou seja, responsáveis por planejar e executar delitos como ataques a agentes de segurança pública, extorsões e roubos.
No Pará, a ação ocorreu nas cidades de Belém, Mosqueiro, Ananindeua, Canaã dos Carajás e Redenção, no interior do estado. A polícia afirmou que durante a operação, um dos alvos morreu em confronto com a polícia, no bairro da Tapanã, na capital paraense.
Um suspeito foi preso em Ananindeua e um em Canaã dos Carajás. Outros cincos envolvidos que já estavam presos em unidades prisionais, três em Santa Izabel, um em Redenção e um em Tucuruí, também foram alvos.
A polícia prendeu mais seis suspeitos em Goiânia (GO), Joinville (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Betim (MG). Todos os mandados foram expedidos pela Vara de Crime Organizado de Belém.
“O nome dessa operação representa o início ou a origem das missões, e faz relação ao que esses envolvidos atuam dentro das facções”, detalhou o titular da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Fausto Bulcão.