Mais de cinco mil carteiras de habilitação válidas aguardam retirada nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), segundo informações divulgadas pelo órgão. Os documentos têm prazo para serem retirados.
O Detran-AC informou que um grande número de carteiras de habilitação (CNHs) válidas está disponível para retirada em suas unidades em todo o estado. Mais de cinco mil documentos já estão prontos, aguardando seus respectivos titulares.
O órgão ressalta que é importante que os condutores busquem suas CNHs dentro do prazo estabelecido, pois há um tempo limite para retirada. Após este período, os documentos podem ser descartados ou ter seu processo de emissão reiniciado.
A retirada das carteiras de habilitação é feita nas unidades do Detran-AC em diversas localidades do estado. Os condutores devem apresentar documento de identificação e protocolo da solicitação do documento.
Regras para Carteira de Habilitação Nacional (CNH)
Manter a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) em dia requer o cumprimento de algumas regras. O direito de dirigir muda conforme a idade do condutor aumenta, e ficar atento às regras pode ajudar a evitar multas.
Para os condutores com idade até 50 anos, a regra é a mesma. São dez anos de validade para esses motoristas. Com mais idade, no entanto, esse tempo diminui. Confira:
- a cada dez anos, para condutores com idade inferior a 50 anos;
- a cada cinco anos, para condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos;
- a cada três anos, para condutores com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos.
Porém, segundo texto do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em alguns casos há exceções.
“Quando houver indícios de deficiência física ou mental, ou de progressividade de doença que possa diminuir a capacidade para conduzir o veículo, os prazos previstos nos incisos I, II e III do § 2º deste artigo poderão ser diminuídos por proposta do perito examinado”, explica texto do CTB.
Para os condutores que não obedecem às regras de validade do documento, uma multa poderá ser aplicada no valor de R$ 293,47.