Uma pessoa morreu e milhares de outras precisaram deixar suas casas no nordeste da Austrália, depois de chuvas intensas inundarem casas e empresas.
As enchentes atingiram grande parte da costa norte de Queensland desde sexta-feira (31), com a cidade de Ingham e a cidade vizinha de Townsville fortemente afetadas. Os moradores dos subúrbios e cidades costeiras baixas foram orientados a saírem de casa imediatamente.
O primeiro-ministro de Queensland, David Crisafulli, confirmou que uma pessoa morreu nas enchentes em Ingham neste domingo (2).
A mulher se afogou quando um barco de resgate virou após bater em uma árvore na manhã deste domingo, segundo a afiliada da CNN Nine News. O coordenador estadual de desastres, Shane Chelepy, disse que a mulher era uma das seis pessoas no barco e que as outras cinco foram resgatadas.
“Essa é uma comunidade muito unida, nossos pensamentos e orações estão com a família”, disse Crisafulli.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse que eram “notícias comoventes” em uma postagem no X. “Meus pensamentos estão com a família e toda a comunidade neste momento terrível”.
Albanese disse que o governo federal “fornecerá todos os recursos necessários para lidar com este evento”.
No subúrbio de Bluewater, em Townsville, um alerta de emergência foi emitido neste domingo. As autoridades locais de resposta a desastres avisaram os moradores que “suas vidas podem estar em risco”.
“A água está subindo rapidamente e haverá inundações perigosas”, disse o Grupo Local de Gestão de Desastres de Townsville. “Se você não sair, pode se tornar muito perigoso para os serviços de emergência resgatá-lo.”
O Departamento de Meio Ambiente, Ciência e Inovação de Queensland também alertou os residentes para terem cuidado com os crocodilos que podem estar à espreita nas águas da enchente, de acordo com o Nine News.
“Durante as cheias, os crocodilos podem aparecer em locais onde nunca foram vistos antes, enquanto se deslocam em busca de águas mais calmas”, afirmou o departamento num comunicado. “Espere crocodilos em todas as hidrovias do norte e extremo norte de Queensland, mesmo que não haja sinal de alerta.”
Townsville, uma cidade com cerca de 200.000 habitantes, foi atingida por inundações devastadoras em 2019, que foram rotuladas pelo então primeiro-ministro do estado como um “evento único em 100 anos”. Crisafulli disse neste domingo que as chuvas deste fim de semana podem chegar ao mesmo nível.
“Tome precauções, prepare-se para o pior, ouça as orientações. Este é um evento sério”, disse ele.
A inundação ocorre após dias de chuvas torrenciais e ventos provocados por dois sistemas tropicais de baixa pressão, de acordo com o Departamento Australiano de Meteorologia.
Várias áreas foram atingidas por chuvas totais de até 600 mm em 24 horas, com algumas áreas registrando 250 mm em apenas seis horas, de acordo com o departamento.
Chuvas torrenciais e ventos fortes que podem provocar novas inundações repentinas estão previstos para durar até segunda-feira (3), disse a agência.