Veja como deve ficar o clima após semana chuvosa no país

CNN Brasil


Após o registro de um fim de janeiro chuvoso, o clima na próxima semana será marcado por ondas de calor e mais chuvas em diferentes regiões do Brasil. As informações são da Climatempo.

Segundo a previsão, uma nova onda de calor, que já começou neste domingo (2), deve se estender até a próxima sexta-feira (7). Durante esse período, as temperaturas, que já são elevadas nesta época do ano, subirão ainda mais, bem acima da média climatológica de fevereiro, que já é elevada.

Em regiões do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul as temperaturas devem ficar até 5°C acima do normal por pelo menos cinco dias, caracterizando uma onda de calor clássica.

influência do La Niña contribuirá para o cenário com temperaturas elevadas e chuvas intensas, além de facilitar a passagem de frentes frias.

As chuvas serão mais volumosas em São Paulo, sul de Minas Gerais e centro-sul fluminense, enquanto o norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo apresentarão calor e pouca chuva.

Conforme a previsão, embora a massa de ar quente tenda a inibir a formação de nuvens e chuvas, o período ainda é de verão e há bastante umidade disponível na atmosfera. Por isso, pancadas isoladas de chuva devem ocorrer principalmente no período da tarde e noite.

Região Norte deve apresentar precipitações regulares, principalmente no AmazonasRoraima, oeste e sul paraense, devido aos fluxos de umidade. Mais chuvas são esperadas para o Amapá e o norte do Pará, enquanto o Tocantins tem expectativa para aguaceiros, mas sem grandes excessos pluviométricos.

Na Região Nordeste, o norte maranhense, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receberão maior quantidade de chuvas. O litoral leste terá precipitações regulares, porém com baixo volume. A elevada temperatura do oceano Atlântico pode ocasionar episódios de chuva intensa nas capitais nordestinas.

Impactos do La Niña

O fenômeno La Niña continuará influenciando o clima no Brasil durante o mês de fevereiro. Esse fenômeno climático contribui para o aumento das chuvas no Centro-Oeste e temperaturas mais elevadas no Sul. A persistência do La Niña reforça a previsão de um fevereiro com condições climáticas distintas em diferentes regiões do país.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Advogado de PMs suspeitos por morte de delator do PCC tem carro alvejado

O advogado Mauro da Costa Ribas Junior, de 48 anos, dirigia seu carro no bairro…

Quer trabalhar na Agência Espacial? Ainda dá tempo de se inscrever

As inscrições para o concurso público da AEB (Agência Espacial Brasileira) seguem até o dia…

Análise: China vai transformar tarifas de Trump em guerra comercial?

O presidente Donald Trump cumpriu a promessa de campanha de aumentar as tarifas sobre as…