O tempo deve ser chuvoso e com bastante nebulosidade ao longo desta segunda-feira (3) em todo o estado de São Paulo. A Defesa Civil informou que não há risco de tempestades, mas que, com o solo encharcado pelas chuvas dos últimos dias, ainda é necessário atenção redobrada em áreas de vulnerabilidade.
O estado de São Paulo já registrou 18 mortes durante o período chuvoso, que começou em 1º de dezembro.
Entre sábado (1) e a noite deste domingo (2) a cidade de São Paulo já recebeu 161 milímetros de chuva. O acumulado corresponde a cerca de 65% do total de chuva esperada para o mês inteiro de fevereiro (246 mm), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
De acordo com o órgão, as temperaturas devem ficar entre a mínima de 20ºC e a máxima de 24ºC na região metropolitana de São Paulo. Em Ubatuba, no litoral norte do estado, as temperaturas podem chegar aos 30ºC.
No interior do estado paulista, as máximas podem chegar a 28ºC.
Região Sudeste
Segundo a Climatempo, devido aos episódios de corredores de umidade, que podem formar as chamadas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a região Sudeste vai receber mais chuva durante o mês de fevereiro.
A chuva mais volumosa fica concentrada entre São Paulo, o centro-oeste e o Sul de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro.
A situação de alerta para tempestades segue nas áreas da Grande BH, região metropolitana do Rio de Janeiro e Grande São Paulo.