O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, deve fazer sua primeira viagem internacional pelo cargo na próxima semana, indo para o AI Action Summit, em Paris, e para a Munich Security Conference em Munique, na Alemanha, de acordo com uma fonte familiar.
O AI Action Summit acontecerá no Grand Palais nos dias 10 e 11 de fevereiro, já a Munich Security Conference, entre os dias 14 a 16 de fevereiro.
É de costume dos vice-presidentes dos EUA participar do evento alemão. A ex-vice-presidente, Kamala Harris, discursou na Munich Security Conference, em fevereiro de 2022, bem na iminência da guerra da Rússia contra a Ucrânia.
Vance, que se opõe à ajuda federal contínua à Ucrânia, argumentou anteriormente em um artigo de opinião do New York Times que os EUA não têm “a capacidade de fabricar a quantidade de armas que a Ucrânia precisa que forneçamos para vencer a guerra”.
O vice-presidente Mike Pence também compareceu à conferência de Munique em 2017 e 2019.
O Washington Post relatou pela primeira vez os planos de Vance de viajar para Munique e Paris.
Quem é JD Vance
JD Vance nasceu e foi criado em Middletown, em Ohio, uma cidade industrial.
Ele se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e serviu na Guerra do Iraque.
Vance se formou na Ohio State University e na Yale Law School, tendo escrito um livro best-seller, Hillbilly Elegy, que foi transformado em um filme da Netflix.
O senador entrou no Congresso americano com a ajuda de Trump, cujo endosso o ajudou a vencer uma disputada corrida em 2022.
Vance criticou Trump em 2016 e, seis anos depois, Trump humilhou Vance publicamente, mesmo após endossá-lo na eleição de 2022.
No Senado, Vance tem sido um defensor declarado de Trump e frequentemente vota em lealdade aos interesses do ex-presidente. Ele se opôs a um projeto de lei de ajuda à Ucrânia no início deste ano, adotando as críticas de Trump de fornecer mais ajuda.
Ele também é próximo de Donald Trump Jr. que fez uma pressão de última hora para o senador JD Vance de Ohio, enquanto seu pai, o ex-presidente Donald Trump, hesitava sobre a escolha, disse uma fonte familiarizada com o assunto à CNN.
Vance, um ex-capitalista de risco, veterano e autor, foi relatado como um dos candidatos que receberam materiais de verificação de vice-presidência da campanha de Trump.