Prefeitura suspende transporte e crianças não vão à escola


A suspensão do transporte escolar na zona rural de Torixoréu, a 575 quilômetros de Cuiabá, pode prejudicar os estudantes. Luana Vitória dos Santos, de 26 anos, relatou que a medida afeta as duas filhas dela, que dependem desse transporte e agora correm o risco de ficar sem acesso à educação.

Alunos não estão frequentando a escola no início do ano letivo por falta de transporte – Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A suspensão afeta os estudantes que residem fora da linha principal do ônibus. A Prefeitura de Torixoréu informou que ainda vai se manifestar oficialmente sobre o caso.

O município é responsável pelo transporte de alunos tanto da rede estadual quanto da municipal.

Conforme relatado por Luana Vitória, que mora na região rural de Águas Belas, no dia 30 de janeiro foi convocada e realizada uma reunião, na qual a gestão municipal informou sobre determinação aos pais e responsáveis, com base em uma lei federal. Contudo, Luana não conseguiu estar presente por razão da distância de 25 km da comunidade até a cidade.

Na reunião foi informado pelo município, segundo ela, que o transporte iria passar apenas na “linha mestra”, ou seja, uma linha fixa da região rural. Os pais de estudantes que moram fora de linha, deveriam custear o transporte até o ponto de referência.

“Ele (prefeito) disse que foi uma lei federal, porém não passou a lei nem a portaria. Apenas disse que éramos obrigados a levar e ponto com a desculpa de que os alunos estão passando muito tempo dentro dos ônibus”, afirmou.

Nesta semana, as aulas da rede estadual de Mato Grosso retornaram, mas o transporte ainda não foi disponibilizado, segundo Luana. Os veículos devem começar a passar somente na próxima semana. Além disso, uma nova reunião deve ser realizada para tratar do assunto.

  1. Material escolar: veja a variação de preços entre um comércio e outro

  2. Frota de ônibus escolares é encontrada abandonada em MT

  3. Sem vagas nas escolas e creches, prefeito analisa parceria com escolas privadas

  4. Lula sanciona lei que proíbe celulares em escolas; entenda regras



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Conselho de Direitos Humanos da ONU fará reunião emergencial sobre RD Congo

O Conselho de Direitos Humanos da ONU realizará uma reunião especial para discutir a situação…

Estudo da prefeitura: remover famílias do Jd. Pantanal pode custar R$1,9 bi

A Prefeitura de São Paulo estuda alternativas que solucionem alagamentos que impactam a vida dos…

PM será aplaudido pela Câmara de Vereadores por morte

A Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou, com 13 votos favoráveis, uma moção de aplausos…