MP recebe pedido sobre veto a Claudia Leitte em shows públicos na Bahia

CNN Brasil


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu nesta semana uma petição para que o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador não contratem a cantora Claudia Leitte para apresentações artísticas públicas.

O pedido foi feito pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) e pela Ialorixá Jaciara Ribeiro, que acusam a artista de racismo religioso. A petição foi protocolada na última quinta-feira (30) e, nesta terça (4), o MP confirmou à CNN o recebimento do documento. Agora, o órgão deve avaliar a solicitação.

A petição, que será analisada pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, alega que Claudia Leitte teria praticado intolerância religiosa ao modificar o nome de um orixá em uma de suas músicas.

“Importante ressaltar que o MP preza pela análise cautelosa das informações em todo e qualquer procedimento, respeitando aspectos legais e critérios técnico-jurídicos de apuração, com responsabilidade, respeito às partes e transparência”, diz o MP, em nota enviada à CNN.

Entenda o caso

Esta é a segunda manifestação do Idafro ao Ministério Público da Bahia em relação à cantora. Em vídeos de shows de dezembro, Claudia Leitte aparece substituindo um trecho original da música “Caranguejo”.

A letra original da música diz: “Saudando a rainha Iemanjá”. No vídeo, porém, ela trocou esse trecho por “Eu canto meu Rei Yeshua”, em alusão a Jesus Cristo. O fato gerou polêmica nas redes sociais e foi amplamente criticado por líderes religiosos e especialistas em cultura afro-brasileira.

A alteração na letra da canção ocorre em um contexto específico, uma vez que Claudia Leitte se converteu em 2014 e desde então se considera evangélica.

De acordo com o MP, o início da investigação foi motivado por uma representação feita pela Iyalorixá Jaciara Ribeiro e pelo Idafro, ainda em dezembro. O inquérito civil foi aberto pela Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Ministério Público do Estado da Bahia.

A CNN procurou a equipe de defesa da cantora para se manifestar sobre a petição, mas ainda não obteve resposta.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vídeo: cardume de raias é flagrado em praia de Santa Catarina

Um cardume de raias foi visto no último sábado (1º) em uma praia em Bombinhas,…

MP investiga 6 fazendas por incêndios criminosos no Pantanal de MS

Seis propriedades rurais de Porto Murtinho são investigadas pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso…

Filho de Netanyahu posta foto com Elon Musk ao lado do premiê de Israel

O filho do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, compartilhou uma foto do premiê ao lado…