Após Milton Nascimento, de 82 anos, ter o assento negado em uma das mesas principais do Grammy, o filho campo-grandense do artista, Augusto Nascimento, fez uma postagem emocionante lembrando o grandioso legado do cantor.
O episódio constrangedor ocorreu durante a cerimônia em Las Vegas, no último domingo (2). Mesmo indicado ao Grammy na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz ao lado de Esperanza Spalding, o cantor não teve acesso ao setor principal do evento.
Como forma de protesto, a cantora colocou uma foto do artista brasileiro ao seu lado com a mensagem: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui”. Confira a postagem abaixo.
Sem citar o episódio, Augusto, que também é empresário de Milton, listou as inúmeras conquistas do cantor na legenda da foto ao lado do pai com o letreiro de Hollywood, em Los Angeles, ao fundo.
Augusto inicia a mensagem lembrando a infância pobre de Milton e o racismo que ele enfrentou até começar a se dedicar à música.
Augusto elenca as parcerias com outros gigantes da música, que comprovam o quanto o artista é aclamado mundialmente.
Por fim, o filho de Milton cita os números e honrarias que comprovam: Milton Nascimento é um orgulho da música mundial.
Augusto é filho adotivo de Milton Nascimento, cresceu sem a figura paterna, mas sempre contou com o apoio e amor da mãe biológica. Milton e Augusto foram apresentados pelos pais de um amigo e a amizade que nasceu do encontro se transformou em afeto. Além de advogado e produtor musical, Augusto também é empresário artístico do pai.
O que disse Milton Nascimento
Após o episódio constrangedor no Grammy, a equipe de Milton Nascimento se manifestou por meio de uma publicação no Instagram. Conforme a postagem, Bituca só tinha direito de se sentar na arquibancada, não nas mesas principais.
Quando questionados pela equipe de Esperanza sobre a ausência do cantor no local, a organização do Grammy alegou que ficariam nas mesas apenas os artistas que “eles queriam no vídeo”.
O Ministério da Cultura também publicou, nesta terça-feira (4), uma nota de repúdio ao tratamento dado a Milton Nascimento na cerimônia do Grammy 2025.