De Campo Grande, filho de Milton Nascimento exalta pai após descaso no Grammy

milton e filho


Após Milton Nascimento, de 82 anos, ter o assento negado em uma das mesas principais do Grammy, o filho campo-grandense do artista, Augusto Nascimento, fez uma postagem emocionante lembrando o grandioso legado do cantor.

O episódio constrangedor ocorreu durante a cerimônia em Las Vegas, no último domingo (2). Mesmo indicado ao Grammy na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz ao lado de Esperanza Spalding, o cantor não teve acesso ao setor principal do evento.

Como forma de protesto, a cantora colocou uma foto do artista brasileiro ao seu lado com a mensagem: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui”. Confira a postagem abaixo.

Sem citar o episódio, Augusto, que também é empresário de Milton, listou as inúmeras conquistas do cantor na legenda da foto ao lado do pai com o letreiro de Hollywood, em Los Angeles, ao fundo.

Augusto inicia a mensagem lembrando a infância pobre de Milton e o racismo que ele enfrentou até começar a se dedicar à música.

“Imagine um menino que perdeu a mãe biológica nos primeiros anos de vida, que já não tinha o ‘pai’, que nunca o havia assumido, e que então é adotado por um casal incrível, e vai com eles para o interior de Minas. Tudo isso, nos anos 40, em um Brasil ainda mais racista do que nos dias de hoje.
Imagine que o mesmo menino não podia sequer entrar no clube da cidade, devido à cor de sua pele.
Ainda na infância, ele descobriu o fascínio pela música. Na adolescência, começou a tocar ‘nos bailes da vida, ou num bar, em troca de pão’. No início da vida adulta, se mudou para Belo Horizonte, sem nenhuma perspectiva ou facilidade, apadrinhamento ou família abastada, apenas o seu dom.
Trabalhou como datilógrafo e usava a máquina de escrever como instrumento para compor músicas que atravessam décadas e décadas. Imagine que ele veio a criar um estilo musical único, que até hoje inspira e intriga artistas por todo o mundo, e passou a ser reconhecido internacionalmente.”

milton e filho
Milton Nascimento e o filho, que é natural de Campo Grande. (Imagens: Redes Sociais/Reprodução).

Augusto elenca as parcerias com outros gigantes da música, que comprovam o quanto o artista é aclamado mundialmente.

“Em 1972, juntou alguns bons amigos e fez um dos 10 melhores álbuns do mundo – e o melhor da música brasileira, sem contar os outros mais de 40 álbuns incríveis que fez. Rompeu todas as fronteiras possíveis com sua voz, seu violão e toda a coragem possível, atravessando os 4 cantos do mundo, e rompendo até mesmo a barreira linguística, fazendo música que é traduzida em sentimento. Para além disso, foi reconhecido, regravado e aclamado por músicos do calibre de Quincy Jones, Elis Regina, James Taylor, Paul Simon, Cat Stevens, Björk, Tony Bennett e muitos outros (a lista é grande). Mais do que isso, ele também deu voz e abriu portas para muita gente e, por muitas vezes, assinou contratos com gravadoras, sem exigir dinheiro para ele mesmo, mas investimento para produzir e dar oportunidade para novos artistas. Não bastasse tudo isso, ele ainda enfrentou bravamente a ditadura militar no Brasil e ainda encarou graves problemas de saúde, como uma diabetes severa. Há 10 anos, parou a carreira por conta de uma depressão, deu a volta por cima, se recuperou, viajou o mundo novamente e encerrou sua linda carreira em um show histórico para 60 mil pessoas.”

Por fim, o filho de Milton cita os números e honrarias que comprovam: Milton Nascimento é um orgulho da música mundial.

“E ainda nem mencionei os incontáveis prêmios e títulos que recebeu ao longo dos mais de 60 anos de carreira. Como, por exemplo, o título de doutor honoris causa pela Berklee, a maior faculdade de música do mundo, que formou artistas gigantes. Imagine que esse menino, hoje aos 82 anos, segue aquecendo o coração de muita gente. Essa história toda parece até um filme de ficção, mas é a história do meu pai. É impossível que exista algo mais poderoso, potente e maior do que tudo isso no mundo. Ele é – e sempre será – o maior.”

Augusto é filho adotivo de Milton Nascimento, cresceu sem a figura paterna, mas sempre contou com o apoio e amor da mãe biológica. Milton e Augusto foram apresentados pelos pais de um amigo e a amizade que nasceu do encontro se transformou em afeto. Além de advogado e produtor musical, Augusto também é empresário artístico do pai.

O que disse Milton Nascimento

milton no grammy
Milton Nascimento no Grammy 2025.

Após o episódio constrangedor no Grammy, a equipe de Milton Nascimento se manifestou por meio de uma publicação no Instagram. Conforme a postagem, Bituca só tinha direito de se sentar na arquibancada, não nas mesas principais.

“Destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, disse a equipe de Milton.

Quando questionados pela equipe de Esperanza sobre a ausência do cantor no local, a organização do Grammy alegou que ficariam nas mesas apenas os artistas que “eles queriam no vídeo”.

“Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando. O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento.❤️”, completou a equipe.

O Ministério da Cultura também publicou, nesta terça-feira (4), uma nota de repúdio ao tratamento dado a Milton Nascimento na cerimônia do Grammy 2025.

“O Ministério da Cultura (MinC) manifesta repúdio ao tratamento dispensado ao cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Milton Nascimento, na cerimônia do Grammy 2025. A decisão da Academia de posicioná-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”, diz o texto.

Leia a nota na íntegra, aqui.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Não há indicações de que reféns israelenses serão soltos nesta quarta (5)

Ainda não há nenhuma indicação de que reféns israelenses ou prisioneiros palestinos serão libertados nesta…

Bicheiro Vinicius Drumond é alvo de operação contra furto de combustível

O bicheiro Vinicius Drumond é alvo de uma operação da Polícia Civil do Rio de…

Giovanna é eliminada do BBB25 e Gracyanne Barbosa vai para o Quarto Secreto

Giovanna é eliminada pelo primeiro Paredão Individual do BBB25 com 52,61% da média dos votos.…