Consulta ao abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta quarta


Estava empregado em 2023 e quer saber se tem direito ao abono salarial PIS-Pasep 2025? A partir desta quarta-feira (5), a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital está liberada.

Para aqueles que vão receber o benefício, o pagamento começa em 17 de fevereiro para os beneficiários nascidos em janeiro.

Consulta começa nesta quarta-feira (5)

O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e a servidores públicos (Pasep) que atendem aos requisitos do programa.

No geral, têm direito ao abono pessoas que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base – neste caso, 2023 – e receberam até dois salários-mínimos por mês. Também é necessário estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social) há, pelo menos, cinco anos.

Assim como no ano passado, o calendário de pagamento de 2025 foi unificado: trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos vão receber de acordo com o mês de nascimento; confira o calendário:

Nascido em Recebem a partir de
Janeiro 17 de fevereiro
Fevereiro 17 de março
Março 15 de abril
Abril 15 de abril
Maio 15 de de maio
Junho 15 de de maio
Julho 16 de junho
Agosto 16 de junho
Setembro 15 de julho
Outubro 15 de julho
Novembro 15 de agosto
Dezembro 15 de agosto

Neste ano, serão disponibilizados R$ 30,7 bilhões para pagamento a cerca de 25,8 milhões de trabalhadores, segundo o Ministério do Trabalho.

O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br. Os valores ficarão disponíveis para saque até o encerramento do calendário, em 29 de dezembro de 2025.

Passo a passo

  1. Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
  2. Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
  3. Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

Trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Análise: Proposta de Trump de assumir Gaza é polêmica e provocativa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações polêmicas sobre a situação na Faixa…

‘Stalker’: Jovem é presa por perseguir dentista e a namorada dele em SC

Uma mulher de 24 anos foi presa por perseguir um dentista e a namorada dele,…

Indústria lidera a geração de empregos em MS em 2024; confira ranking

O setor industrial encerrou o ano com um contingente de 157.612 trabalhadores formais diretamente empregados.…