Chuvas fortes: Recife entra em alerta máximo; homem morre após levar choque

CNN Brasil


A cidade do Recife entrou em estágio de alerta máximo nesta quarta-feira (5) após chuvas extremas impactarem a cidade. A prefeitura do município orienta a população a permanecer em casa, salvo em situações de risco iminente, como desabamentos e inundações.

Para Pernambuco, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “grande perigo”, com previsão de chuvas superiores a 100 mm/h e ventos acima de 100 km/h até às 15h, além do risco de deslizamentos, alagamentos e danos em edificações.

Em meio à tempestade, um homem morreu na manhã desta quarta-feira após sofrer choque elétrico na rua Dom Bosco, área central do Recife. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o óbito foi confirmado às 8h54.

Devido ao acúmulo de água na pista, a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife interditou, na Zona Sul, o túnel na Rua Manoel de Brito, logo após a Via Mangue, que dá acesso à Avenida Antônio de Goes, no sentido da região central da cidade.

Em meio às intensas chuvas que atingem a região metropolitana, o Rio Duas Unas, que atravessa o município de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana, alcançou a cota de alerta para inundação, conforme informou o plantão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) em seu aviso hidrológico. Até o momento, não há alerta relacionado a barragens.

O Rio Duas Unas percorre a área de Jaboatão Centro e bairros como Bulhões, Vila Rica, Santo Aleixo, Manassu e Vargem Fria. Conforme os boletins do Sistema de Alerta de Cheias da Apac, o nível de alerta do rio é de 230 cm, enquanto a cota de inundação é de 330 cm. Dessa forma, o município segue em atenção, com a possibilidade de inundação.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU) de Recife informou que, devido aos alagamentos nas vias e de outros setores da Linha Centro do Metrô, todas as estações da linha foram fechadas por volta das 9h20. A CTBU precisou retirar os passageiros que estavam nas estações e trens.

Aulas suspensas

No Recife, as escolas municipais tiveram as aulas suspensas pela prefeitura da capital nos turnos da tarde e noite, e a recomendação é que instituições de ensino particulares, estaduais e federais sigam a mesma medida.

Em função das condições climáticas, as aulas do turno da manhã, tarde e noite foram suspensas nas escolas municipais de Paulista, na região metropolitana.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta (5), devido às chuvas.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também anunciou a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas durante a manhã e a tarde desta quarta-feira, assim como a Direção-Geral do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que decidiu suspender as aulas devido às chuvas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Governo autoriza envio da Força Nacional para Amazônia e Pantanal

A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada a atuar na região do Pantanal e…

“Pica-pau”, membro do PCC, é preso em SP durante “Operação Arlequina”

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (5), o traficante Jodevson Novais dos Santos…

Soldado do Exército morre após sofrer descarga elétrica em Porto Esperidião

Um soldado do Exército Brasileiro, identificado como Sidney Pereira dos Santos, de 22 anos, morreu…