As obras da Vila da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) avançaram para uma nova etapa, em Belém, segundo divulgação do governo do Pará, nesta quarta-feira (5).
O espaço que vai abrigar chefes de estado e representantes das 190 nações que participarão do evento, fica localizado na Avenida Brigadeiro Protásio, no bairro do Marco, em Belém.
A previsão é que a obra finalize antes de novembro, quando a capital paraense recebe a programação global.
O local tem 19 mil metros quadrados, dividido em 5 blocos, dos quais, 4 serão destinados à hospedagem, totalizando 405 suítes.
Um bloco será de serviço com lobby, maleiro, escritórios, gerência, salas de reunião, academia, vestiários, quiosques de artesanato e souvenires, conveniência, restaurante e bar-café.
Após o evento, o espaço vai funcionar como centro administrativo estadual.
A Vila COP 30 é uma das soluções para acomodar os mais de 50 mil visitantes que estão previstos para a programação em Belém.
Além disso, haverá a contratação de navios de cruzeiro, a rede hoteleira vem sendo ampliada, 17 escolas estão sendo reformadas para funcionarem como hostels e parcerias com plataformas de hospedagem estão sendo realizadas, onde moradores tem se capacitado para oferecer suas residências aos turistas.
Detalhes da obra Vila COP 30
Os serviços estão voltados para a cravação das estacas e na estruturação de blocos e cintas de fundação. Essa é uma etapa técnica importante na construção civil, pois garante a estabilidade e segurança das estruturas, preparando o espaço para receber o prédio de maneira segura.
A estrutura está sendo construída com uma tecnologia especial, semelhante ao que já foi feito na sede do escritório administrativo da COP 30, o que garante agilidade no processo de edificação e sustentabilidade ao projeto. A obra não usa materiais como concreto e madeira.
“Estamos avançando nas obras da Vila COP 30. É um local que vai hospedar as pessoas que estarão participando das discussões que serão realizadas na nossa capital. É um hotel que fica ao lado dos centros convergentes da COP 30, casos do Hangar, Parque da Cidade, além do aeroporto de Belém”, detalhou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.