São Paulo terá dias quentes e com pancadas de chuva isoladas; veja previsão


Após um período marcado por chuvas intensas e volumosas, o estado de São Paulo se prepara para uma mudança no clima. A previsão para os próximos dias é de predominância de sol, elevação das temperaturas e pancadas de chuva isoladas, principalmente no final da tarde, entre esta quinta-feira (7) e a próxima terça-feira (11), segundo a Defesa Civil.

De acordo com o órgão, esta quinta-feira (6) já começou com indicativo dessa transição, com o céu amanhecendo encoberto e muitas nuvens em grande parte do estado. No entanto, a tendência é que a nebulosidade diminua ao longo do dia, abrindo espaço para o sol e o aumento gradual das temperaturas.

Na Capital e no Litoral Paulista, as máximas podem chegar aos 30°C, proporcionando dias de calor intenso. No interior, em regiões como Franca e Ribeirão Preto, os termômetros podem ultrapassar os 31°C, com sensação térmica ainda mais elevada.

Essa mudança no padrão climático trará de volta o cenário típico de verão, com manhãs de poucas nuvens e predomínio de sol, elevação da temperatura ao longo do dia e pancadas de chuva no período da tarde.

Essas chuvas, apesar de passageiras e isoladas, podem ter intensidade de moderada a forte em algumas áreas, acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento.

A Defesa Civil ressalta que os municípios das regiões Sul e Oeste ainda devem ter atenção redobrada, pois podem registrar acumulados de chuva mais expressivos devido à influência da frente fria que se afastou, mas que ainda causa reflexos nessas áreas.

Com o enfraquecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e o afastamento da frente fria, as condições climáticas em São Paulo se normalizam para o verão.

A ZCAS, responsável pelas chuvas intensas dos últimos dias, perde força, diminuindo a intensidade das precipitações. Paralelamente, a frente fria se afasta, permitindo que as temperaturas voltem a subir.

Essa combinação de fatores resulta em dias de sol, calor e pancadas de chuva isoladas, típicas da estação, marcando uma transição para um período mais seco e quente no estado.

A Defesa Civil do Estado mantém o monitoramento constante das condições climáticas e reforça a importância da população ficar atenta aos alertas meteorológicos.

Mesmo com a redução da intensidade das chuvas, algumas áreas que sofreram com altos acumulados nos últimos dias ainda podem apresentar riscos de alagamentos pontuais e deslizamentos de terra.

*Sob supervisão



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Mulher dá à luz a trigêmeas após gestação de risco de 35 semanas em SC

Graziela Cândido, de 36 anos, deu à luz às trigêmeas Helena, Heloísa e Aurora, na…

Dá para malhar por menos de R$ 45 por mês na academia da UFMS

Fazendo jus ao status de Cidade Universitária, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do…

Israel vai preparar plano para “saída voluntária” de moradores de Gaza

O ministro da Defesa de Israel ordenou ao Exército nesta quinta-feira (6) que prepare um…