Trechos das principais rodovias de escoação agrícola de Mato Grosso, conhecidas como “rotas do agro”, foram incluídos na lista do governo federal, para serem leiloados, em 2025, à iniciativa privada. Essas rodovias passam por cidades estratégicas, como Rondonópolis, Cuiabá e Sapezal.
Ao todo, serão leiloados 8.449 km de rodovias em todo o país, divididos em 15 leilões no decorrer do ano, com o investimento de R$ 161 bilhões, segundo divulgou o Ministério dos Transportes.
Em um dos projetos, o trecho que será leiloado, na BR-060 e BR364, está inserido nos estados de Mato Grosso e Goiás, contemplando a cidade de Rondonópolis que tem o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso.
A extensão leiloada é de 490 km, que deve gerar mais de 62 mil empregos diretos e indiretos, segundo o projeto. O leilão está previsto para julho de 2025.
A cidade mato-grossense, se localiza no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, vias que transportam a produção agrícola e industrial para os grandes centros metropolitanos e portos do Brasil. Nos últimos anos diversas indústrias se instalaram no município.
![Rota do Agro BR 060 E 364](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2025/02/Rota-do-Agro-BR-060-E-364.png)
Já o segundo trecho de Mato Grosso incluído na lista, é a Rota do Agro Central (BR-070/174/364), que é o corredor para exportação de grãos pelo Arco Norte. As rodovias conectam as áreas de produção e os portos exportadores.
Conforme divulgado pelo ministério, no trecho da Rota do Agro Central serão leiloados 887 km que deve gerar mais de 84 mil empregos diretos e indiretos. O leilão está previsto para dezembro deste ano.
![Rota do agro Cuiaba Sapezal](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2025/02/Rota-do-agro-Cuiaba-Sapezal.png)
Para o ministro Renan Filho, o cenário produtivo que haverá neste ano de 2025 com os investimentos do ministério na infraestrutura do país.
“Hoje o Ministério dos Transportes é uma máquina que tem capacidade de receber projeto de um lado e entregar leilão de outro, com mais agilidade. Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, disse Renan Filho.
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