Um homem causou pequenos danos na Basílica de São Pedro no Vaticano depois de saltar sobre o altar principal e bater em candelabros do século XIX, avaliados em milhares de dólares.
Um vídeo publicado no X mostra o indivíduo subindo ao altar, que é usado para grandes celebrações litúrgicas presididas pelo Papa Francisco.
Ele foi visto puxando o pano do altar antes de ser parado pela segurança diante de turistas.
O altar está localizado logo abaixo do famoso dossel de pedra da basílica, projetado pelo artista italiano Gian Lorenzo Bernini e que foi recentemente restaurado.
O suspeito é da Romênia e os candelabros que ele derrubou valem cerca de 180 mil reais, informou a agência de notícias italiana Ansa.
Um porta-voz do Vaticano disse à agência que o incidente envolveu uma pessoa com “uma deficiência mental grave, que foi detida pela polícia do Vaticano e depois colocada à disposição das autoridades italianas.” A CNN pediu ao Vaticano para comentar o caso.
O incidente ocorre durante o ano do jubileu da Igreja Católica, com 32 milhões de peregrinos esperados para vir a Roma em 2025.
A basílica tem se preparado para um fluxo de visitantes, dado que é um destino importante para aqueles que vêm a Roma para o jubileu.
A basílica colocou um novo vidro protetor em frente à escultura Pietá de Michelangelo, que foi atacada com um martelo em 1972, enquanto um incidente semelhante de um homem derrubando candelabros do altar principal ocorreu em 2019.