O governo de São Paulo divulgou que os trabalhos da tuneladora, conhecido como “Tatuzão“, por onde vão passar os trens da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, teve a fase de escavação concluída neste domingo (9).
Segundo o governo do estado, a Tuneladora Maria Leopoldina chegou à Estação São Joaquim, a última do trecho sul do ramal. As obras da linha tem um custo estimado em R$ 19 bilhões e estão 60% concluídas.
O governo destacou que após a conclusão da escavação, o primeiro trecho do modal — entre as estações Brasilândia e Perdizes — deve ser entregue até o final do segundo semestre de 2026.
Já o restante da linha, que vai da estação Perdizes a São Joaquim, e interliga a zona norte ao centro da capital, será entregue no final do segundo semestre de 2027. A linha terá conexões com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô, 7-Rubi e 8-Diamante de trens.
“Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Esse projeto melhora a mobilidade, a qualidade de vida e impulsiona a economia da cidade”, afirmou o secretário Rafael Benini, da Secretaria de Parcerias em Investimentos do estado.
Tatuzão
A tuneladora Maria Leopoldina, também conhecida como Tatuzão Sul, pesa 2.000 toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de uma cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Linha 6-Laranja
O novo trecho do metrô de São Paulo, terá 15,3 km de extensão e vai conectar o bairro de Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital. Segundo o governo, o trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, deve ser reduzido para 23 minutos.
As estações previstas são: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica/Pacaembu, Higienópolis/Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.
Desabamento em canteiro e crateras
Durante as obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, três acidentes já foram registrados. O último deles, em dezembro do ano passado, aconteceu após a abertura de uma cratera após um muro desabar no canteiro da futura estação Bela Vista, na rua Rui Barbosa, no centro da capital paulista. Veja:
Em maio de 2024, uma cratera se abriu na quadra esportiva de um prédio na avenida Ministro Petrônio Portela, na Freguesia do Ó, na zona norte. A avenida precisou ser interditada próximo da rua João Pereira, e três linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados.
Já em fevereiro de 2022, um desmoronamento fez ceder parte do asfalto da Marginal Tietê e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna. O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste. Segundo informado pelo governo à época, o acidente foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto.