92% dos municípios de MT estão em calamidade por chuvas ou secas


O Governo Federal acatou mais um pedido do Governo Estadual e reconheceu a situação de emergência em Cuiabá e Novo Santo Antônio, a 1.063 km da capital, devido aos impactos dos alagamentos que atingiram diversas áreas em janeiro.

Ao todo, 92,25% dos municípios do estado estão em estado de calamidade. Ou seja, 131 cidades das 142 existentes.

Nos bairros Jardim Cuiabá e Dom Aquino, em Cuiabá as chuvas deixaram as ruas completamente alagadas. (Foto: Reprodução)

O fato é curioso porque a maioria dos estados ainda está em situação de emergência devido às secas que atingiram o Brasil no ano passado.

Conforme o MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), 118 municípios estão nessa condição por causa de incêndios florestais, cinco por inundações, quatro por chuvas fortes, três por seca e um por alagamentos.

A portaria com os reconhecimentos dos dois municípios foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo.

SITUACAODE EMERGENCIA
Decreto de calamidade das chuvas. (Foto: Reprodução)

Agora, as prefeituras de Cuiabá e Novo Santo Antônio já podem pedir ajuda financeira ao Governo Federal para ações de defesa civil.

Isso inclui coisas como comprar cestas básicas, água mineral, comida para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza para casa, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

LEIA MAIS: Emergência oficializada: Cuiabá terá reforço para enfrentar danos das chuvas

Como pedir os recursos?

Cidades que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar esses recursos ao MIDR para ações de defesa civil.

A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Ações em curso em Cuiabá

Desde a declaração de situação de emergência pelo município, a prefeitura de Cuiabá, em conjunto com a Defesa Civil, tem trabalhado para minimizar os impactos dos alagamentos, incluindo:

  • Remoção de famílias de áreas de risco;
  • Auxílio de R$ 1 mil para famílias em situação de vulnerabilidade
  • Desobstrução de vias e limpeza de áreas afetadas;



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Bolo envenenado: marido pediu divórcio um dia antes da morte da suspeita

Deise Moura dos Anjos, acusada de envenenar familiares com arsênio, foi encontrada morta na Penitenciária Estadual Feminina…

último dia para garantir sua vaga!

Candidados aprovados no Processo Seletivo Simplificado Nº 12/2024/GS/SME, publicado em agosto do ano passado, estão…

Governo dos EUA processa Nova York por lei que protege imigrantes

O Departamento de Justiça dos EUA processou autoridades do estado de Nova York, incluindo a…