Igreja da Boa Viagem em Salvador é interditada após vistoria do Iphan


Uma semana após o desabamento da “igreja de ouro”, mais uma paróquia foi interditada em Salvador. Desta vez, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem foi interditada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizar duas vistorias nesta semana. A informação foi divulgada pelo próprio templo religioso, nessa quarta-feira (12), nas redes sociais.

Em visita ao local, a reportagem da CNN reparou que o teto da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem está em condições precárias, parte do telhado está sendo amparada por estrutura improvisada. As paredes também apresentam infiltrações e rachaduras. A vice coordenadora paroquial, Carlene Leitão, afirmou que o espaço está em processo de reforma e há sete anos aguarda a liberação pelo Iphan.

Por meio de nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional informou que uma força-tarefa foi montada na Superintendência da Bahia por 15 servidores e, desde a última terça-feira, têm sido intensificadas vistorias em todo o Centro Histórico de Salvador em parceria com a Defesa Civil do município, incluindo as igrejas. Durante as vistorias, os técnicos dos dois órgãos avaliam os riscos, e a Codesal faz recomendações de interdição à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Agora a equipe paroquial aguarda o laudo técnico do Instituto, que deve sair na próxima sexta para então tomar as medidas. As vistorias esta semana foram feitas como prevenção após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco, que terminou com a morte de uma turista e cinco pessoas feridas.

Histórico

A igreja está localizada bem em frente ao mar cristalino da Praia da Boa Viagem, e faz parte de uma região turística de Salvador, próximo da Ribeira e da Igreja do Bonfim.

É uma edificação com construção iniciada em 1712, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938 e possui um rico conjunto de azulejos portugueses vindos de Lisboa.

A igreja ainda é parte fundamental de um dos eventos religiosos mais bonitos e tradicionais da cidade, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes. O templo abriga a imagem do santo homenageado e a embarcação Galeota Gratidão do Povo, que faz o transporte durante a tradicional procissão marítima, no dia 1° de janeiro.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Brasil tem 5,5 mil pontes com mais de 50 anos e engenheiros fazem alerta

As estradas brasileiras têm cerca de 5.500 pontes com mais de 50 anos de uso,…

Já viu cobra tomar água? Píton albina mata sede em dia de calorão

Bebeu água? Ta com sede? Olha, olha, olha a água mineral! Sim, sim, nossa Capitu,…

Hamas diz que negociações com Israel dependem da libertação de prisioneiros

As negociações com Israel através de mediadores sobre novas etapas de um acordo de cessar-fogo…