Uma nota técnica publicada nesta sexta-feira (14) pelo Ministério da Saúde autoriza estados e o Distrito Federal a expandirem a faixa etária de vacinação contra a dengue para além do público-alvo estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A medida visa evitar o desperdício de doses próximas ao vencimento e ampliar a proteção contra a doença.
- Doses com validade de 2 meses: poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos.
- Doses com validade de 1 mês: poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias (limite etário da bula da vacina).
Cuiabá ainda não se pronunciou
Apesar da autorização do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá ainda não se manifestou sobre como irá proceder em relação à ampliação da vacinação na cidade.
A população aguarda informações sobre quais faixas etárias serão contempladas e como será o processo de vacinação.

Situação atual
Atualmente, a vacina da dengue é oferecida pelo SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 521 municípios com maior incidência da doença.
A nota técnica também permite que as doses sejam remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação, desde que seja para evitar a perda de doses com validade próxima.
O Ministério da Saúde tem recomendado aos estados e municípios que intensifiquem a busca ativa por pessoas que não completaram o esquema vacinal de duas doses, especialmente entre adolescentes.
-
Surto de dengue e chikungunya gera fila por leitos de UTI em MT