Chefe da Otan chama discurso de vice dos EUA de filosófico e fala em união

CNN Brasil


O Secretário-Geral da Otan, Mark Rutte, chamou o discurso do vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, nesta sexta-feira (14) de “filosófico”, acrescentando que Vance “enfatizou a unidade dos EUA e da Europa e fez alusão aos nossos valores comuns de liberdade de expressão, de democracia”.

Vance criticou os líderes europeus de suprimirem a liberdade de expressão e se recusarem a trabalhar com partidos de ultradireita no discurso, que o Ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, chamou de “inaceitável”.

Rutte falou com Christiane Amanpour da CNN em Munique, Alemanha. Ele disse: “o vice-presidente fez um discurso mais filosófico aqui, mas ele enfatizou muito a unidade dos EUA e da Europa, que somos realmente uma família e, de fato, onde ele fez alusão aos nossos valores comuns de liberdade de expressão, de democracia, etc. e esses são valores que nos unem”.

Quanto aos gastos da Otan, Rutte disse à CNN que entende a “irritação” dos Estados Unidos sobre seus maiores gastos em defesa do que outros integrantes da Otan, acrescentando que a Europa tem que “crescer” e “cuidar” de sua própria responsabilidade.

Isso acontece depois que o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, consolidou esta semana a demanda do governo Trump para que os integrantes da Otan gastem 5% do PIB em defesa.

Rutte continuou dizendo que altos funcionários americanos expressaram a ele a necessidade de acabar com a guerra na Ucrânia o mais rápido possível.

“Um acordo final na Ucrânia tem que ser um acordo forte… Um acordo fraco na Ucrânia não só terá consequências aqui na Europa e para a segurança coletiva da Otan, mas também para a China, que então se sentirá encorajada a se mover com o que quiser fazer”, ele afirmou.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Impressionante: mulher escapa por pouco de atropelamento em SC; veja vídeo

Uma mulher quase foi atingida após um carro bater em outro veículo que estava estacionado…

Morre Orlando Antunes, jornalista e comentarista esportivo, aos 78 anos

O jornalismo esportivo de Mato Grosso perdeu um de seus grandes nomes neste domingo (23).…

Trump parabeniza partido conservador da Alemanha após eleição parlamentar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou este domingo (23) como um “grande dia…