De estelionato a lavagem de dinheiro; veja crimes de motorista da Porsche

CNN Brasil


O motorista da Porsche, Richard Henrique Julião, de 21 anos, tem histórico de crimes na Polícia Civil de São Paulo. Investigado por tentativa de homicídio, por agredir um idoso de 78 anos em Praia Grande (SP), não é a primeira vez que o jovem se envolve em crimes

A CNN levantou a ficha criminal do jovem, que vai tem desacato à autoridade, dano à propriedade, violência doméstica, ameaça, lavagem de dinheiro e associação a organização criminosa. Veja os crimes:

Desacato a guardas municipais

Em janeiro deste ano, Richard Henrique se envolveu em um episódio de desacato contra guardas civis municipais. Os guardas abordaram o motoristas que estavam com o Porsche estacionado em uma faixa de pedestres em Belo Horizonte (MG). Ao ser instruído a remover o carro sob ameaça de multa por infração de trânsito, o homem se exaltou empurrou os agentes e os chamou de “pobres”, segundo o boletim de ocorrência que a CNN teve acesso.

O jovem informou que não possuía carteira de habilitação, afirmou ter dinheiro e influência, foi conduzido a delegacia e liberado em seguida. O crime de desacato é previsto no artigo 331 do Código Penal e consiste em desrespeitar um funcionário público no exercício de suas funções. A pena é de detenção de 6 meses a 2 anos, ou multa. 

Ameaça e dano contra patrimônio

O motorista do carro de luxo também foi denunciado por dano. Na época, Richard foi acusado de quebrar bens da casa da própria avó. Em 2023, o jovem pediu a avó para morar em sua casa com a namorada, que estava grávida, e, com a negativa da avó, se irritou, conforme o boletim de ocorrência. Richard quebrou móveis e eletrodomésticos e fugiu do local antes da chegada da Polícia Militar. 

A vítima, também de 78 anos, disse que “não é a primeira vez que o neto dá trabalho”. Em 2021, a idosa procurou a polícia por ser ameaçada por Richard, que morava em sua casa e tinha problemas com bebidas alcoólicas, segundo depoimento no boletim de ocorrência que a CNN teve acesso.

Em 2022, a idosa conseguiu uma medida protetiva contra o neto, mas resolveu “lhe dar uma nova oportunidade”. O caso foi registrado na Delegacia de Proteção ao Idoso, mas não teve prosseguimento por não haver representação criminal dentro do prazo legal, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo. 

O crime de dano consiste em destruir, inutilizar ou deteriorar uma coisa alheia. Previsto no artigo 163 do Código Penal, a pena é de detenção de 1 ano a 6 meses ou multa

Agressão à namorada

A ex-namorada do condutor de uma Porsche que espancou um homem de 78 anos em Praia Grande já havia registrado dois boletins de ocorrência contra o jovem. Ela alega ter sido agredida por Richard Henrique Julião em duas ocasiões.

Na primeira agressão, Richard Henrique Julião prendeu a mulher em um banheiro e iniciou as agressões com chutes e socos. A jovem, de 22 anos, foi socorrida pelos funcionários do local.

No segundo registro, a jovem relatou que Richard invadiu o imóvel dela enquanto ela trabalhava e, quando ela retornou, iniciou uma série de agressões. Além disso, o homem ameaçou se jogar da janela, mas foi impedido pela vítima.

Segundo o relato, a vítima foi levada ao hospital pelo seu pai e, por este motivo não compareceu ao Instituto de Medicina Legal (IML) para atestar as lesões. Os ex-casal tem um filho de um ano. Segundo a mãe, a criança nunca recebeu suporte financeiro do pai.

Lavagem de dinheiro, associação criminosa e estelionato 

Em 2023, Richard Henrique e um amigo foram abordados pela polícia, enquanto o jovem dirigia um veículo popular em São Paulo (SP). O motorista não obedeceu à ordem de para e fugiu. No porta-luvas do carro, os agentes encontraram cerca de 5 mil reais em espécie e cartões de crédito.

A investigação preliminar da polícia mostrou que os homens eram suspeitos de aplicar golpes on-line e de falsos empréstimos. O dinheiro de possível origem ilícita seria desviado para contas da avó e então namorada de Richard, operadas pelo jovem.

Durante seu depoimento, Richard negou qualquer envolvimento em fraudes e sustentou que poderia comprovar a origem lícita dos valores. Ele explicou que sua namorada havia recebido o dinheiro por meio de uma transação via Pix e que os valores eram referentes ao seu trabalho como ajudante de caminhoneiro e revendedor de smartphones.

Após a análise do caso, a Justiça concluiu que não havia provas suficientes para acusação de estelionato, associação criminosa ou lavagem de dinheiro.

Porsche do foragido é encontrada

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decretou, nesta quinta-feira (13), a prisão temporária por tentativa de homicídio de Richard Henrique. 

O decreto atende ao pedido da polícia e adiciona os agravantes de motivo fútil, meio cruel, impossibilidade de defesa e pela vítima ter mais de 60 anos. A Polícia Civil de São Paulo, pela Delegacia de Investigações Gerais de Praia Grande (SP), segue nas buscas para encontrar o agressor.

Na tarde desta sexta-feira (14), a Polícia Militar apreendeu o veículo Porsche do motorista. O carro foi encontrado na Rua Jorge Augusto, na Vila Centenário, na zona leste da capital paulista.

Entenda o caso e veja o vídeo

CNN tentou contato com o motorista, mas ele não atendeu as ligações e não respondeu às mensagens enviadas. O espaço segue aberto.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Impressionante: mulher escapa por pouco de atropelamento em SC; veja vídeo

Uma mulher quase foi atingida após um carro bater em outro veículo que estava estacionado…

Morre Orlando Antunes, jornalista e comentarista esportivo, aos 78 anos

O jornalismo esportivo de Mato Grosso perdeu um de seus grandes nomes neste domingo (23).…

Trump parabeniza partido conservador da Alemanha após eleição parlamentar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou este domingo (23) como um “grande dia…