Forte tempestade nos EUA mata ao menos nove, derruba árvores e inunda ruas


Nos Estados Unidos, ao menos oito pessoas morreram quando uma forte tempestade varreu o estado de Kentucky, causando enchentes que inundaram ruas, estradas e casas, disse o governador Andy Beshear neste domingo (16). Outra pessoa morreu na Geórgia, disse uma autoridade local.

Os socorristas estão agora em uma operação de busca e resgate e realizaram mais de 1.000 resgates em menos de 24 horas, disse Beshear. O governador descreveu a tempestade como “um dos eventos climáticos mais sérios com os quais lidamos em pelo menos uma década”.

Imagens de vídeo capturadas em vários estados mostram árvores derrubadas, veículos submersos em enchentes e casas inundadas, com relatos generalizados de estradas, empresas e casas inundadas no Tennessee, Kentucky e Virgínia.

Os níveis de água atingiram máximas históricas em Kentucky quando a tempestade ganhou força no sábado, disseram autoridades, dois anos após uma enchente catastrófica que deixou 43 mortos e devastou partes do estado. Beshear chamou o impacto no estado de “massivo” neste domingo e citou “centenas de resgates aquáticos” e “múltiplas fatalidades”.

“Precisamos que os kentuckianos permaneçam alertas. Há mais de 300 fechamentos de estradas, com líderes (de transporte estadual) dizendo que o impacto em todo o estado é histórico”, Beshear postou nas redes sociais. “De deslizamentos de terra no leste a neve no oeste, a situação é perigosa. Por favor, planeje com antecedência, evite viajar e fique seguro, Kentucky”, disse o governador.

Uma estrada inundou uma estrada no Condado de Knox, Kentucky, em 15 de fevereiro de 2025, após forte tempestade.
Uma estrada inundou uma estrada no Condado de Knox, Kentucky, em 15 de fevereiro de 2025, após forte tempestade. • Richland Fire Department via CNN Newsource

As mortes incluem pelo menos uma criança, disse Beshear. “Acreditamos que esse número vai crescer”, disse ele. Ele pediu aos kentuckianos que fiquem longe das estradas, acrescentando que várias das mortes foram atribuídas a acidentes de veículos motorizados.

Beshear declarou estado de emergência no Kentucky antes da tempestade na sexta-feira e no domingo agradeceu ao presidente Donald Trump por aprovar uma declaração federal de desastre, disponibilizando financiamento de ajuda federal para as áreas afetadas.

O evento climático severo “continuará por mais alguns dias”, disse o diretor de gerenciamento de emergências do Kentucky, Eric Gibson, no domingo. Beshear alertou sobre inundações contínuas, incluindo inundações nas margens do rio, nos próximos dias.

“As temperaturas frias da água podem resultar em hipotermia rápida para qualquer pessoa atingida pela enchente”, alertou o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Blacksburg, Virgínia.

Em todo o país, mais de 10 milhões de pessoas permanecem sob alerta de tempestade de inverno que durará até a manhã de segunda-feira (17), do norte do estado de Nova York até a Nova Inglaterra.

Uma casa de repouso em Red Boiling Springs, Tennessee, a cerca de 16 quilômetros da fronteira com Kentucky, foi forçada a evacuar os moradores no sábado devido à elevação das águas, de acordo com os Serviços Médicos de Emergência do Condado de Macon.

Várias agências ajudaram no esforço de levar 52 moradores com segurança para outra instalação, onde permanecerão até que os níveis de água baixem, disse o EMS do condado.

Entre 3 e 5 polegadas de chuva caíram em faixas dos vales de Ohio e Tennessee, com casos isolados de mais de 6 polegadas.

Estradas inundadas no Condado de Clay, Kentucky, em 15 de fevereiro, após forte tempestade nos EUA.
Estradas inundadas no Condado de Clay, Kentucky, em 15 de fevereiro, após forte tempestade nos EUA. • Clay County Sheriff’s Department via CNN Newsource

Partes de West Virginia, Virginia, Kentucky, Arkansas e Tennessee estavam sob emergências e alertas de enchentes repentinas até a manhã de domingo.

Alertas de enchentes em algumas áreas continuarão até segunda-feira. Vários alertas de tornado foram emitidos no Mississippi, Alabama e Tennessee no sábado à noite, antes da tempestade avançar para a Geórgia na manhã de domingo.

Pelo menos 265 mil clientes na Geórgia, 183 mil no Alabama, 64 mil no Mississippi e 20 mil na Louisiana estavam sem energia às 8h30, horário de Brasília, de acordo com PowerOutage.us. Cerca de 60 mil também ficaram no escuro em Kentucky, Virgínia e Tennessee.

Ao meio-dia, a energia elétrica foi restaurada em muitas partes da Geórgia e do Alabama, mas quase 44 mil clientes na Carolina do Norte e na Carolina do Sul estavam sem energia.

Um morador de 73 anos de Manchester, Kentucky, morreu na área de Horse Creek após ser levado pelas águas da enchente na noite de sábado, disseram autoridades. O homem estava dirigindo na Kentucky Highway 8, de acordo com o Clay County Coroner’s Office. Ele foi levado pelas fortes correntes após deixar o veículo, disse o legista à CNN.

Mais duas pessoas foram confirmadas mortas em Kentucky depois que um veículo foi levado pela água em meio a uma enchente repentina por volta das 22h30 de sábado no Condado de Hart, de acordo com um relatório do Serviço Nacional de Meteorologia.

E na Geórgia, uma pessoa morreu na área de Grove Park, em Atlanta, durante a noite, quando uma grande árvore caiu sobre uma casa em meio a “tremenda atividade de tempestade” na área, disse o capitão Scott Powell do Atlanta Fire no domingo. Unidades de bombeiros responderam a uma chamada para o 911 feita pouco antes das 5 da manhã e encontraram uma pessoa presa dentro da casa, disse ele.

“Houve uma operação prolongada para remover aquela pessoa. Infelizmente, resultou em uma fatalidade”, disse Powell.

Parece que a tempestade vai diminuir até segunda-feira, mas partes dos Grandes Lagos podem ficar cobertas pela neve resultante do efeito lago.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Estudantes mortos em acidente são velados no interior de SP

Os 12 estudantes que morreram em um acidente no interior de São Paulo, na noite…

Tráfego na Serra de São Vicente será alterado; veja cronograma da interdição

Na próxima segunda-feira (24), a Nova Rota do Oeste realizará uma operação especial de tráfego…

Hamas liberta mais três reféns em acordo de cessar-fogo com Israel

O Hamas libertou mais três reféns na manhã deste sábado (22). Omer Shem Tov, 22,…