O presidente francês Emmanuel Macron disse nesta segunda-feira (17), que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após se encontrar com líderes europeus no início do dia.
“O trabalho continuará com base nas propostas da Comissão Europeia, tanto no apoio à Ucrânia quanto no desenvolvimento e investimento em nossa defesa”, disse Macron em postagem no X.
Ele continuará as discussões nos próximos dias, acrescentou a postagem.
After bringing together several European leaders, I have just spoken with President @realDonaldTrump and then with President @ZelenskyyUa.
We seek a strong and lasting peace in Ukraine. To achieve this, Russia must end its aggression, and this must be accompanied by strong…
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) February 17, 2025
O governo Trump e autoridades russas devem se reunir na Arábia Saudita nesta terça-feira (18) para conversas sobre o fim da guerra na Ucrânia.
O presidente Volodymyr Zelensky disse que visitará a Arábia Saudita esta semana, mas não participará dessas conversas.
Líderes europeus realizaram uma cúpula de emergência nesta segunda sobre a Ucrânia, à medida que cresce a preocupação de que o esforço do presidente Donald Trump em conjunto com a Rússia para acabar com a guerra deixou Kiev e a Europa isoladas.