Cenipa classifica colisão entre avião da Gol e carro como “incidente grave“

CNN Brasil


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) classificou como “incidente grave” a colisão entre um Boeing 737 MAX 8 da Gol e um carro de manutenção na pista do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O caso ocorreu na noite do dia 11 de fevereiro. Ninguém se feriu gravemente.

“Durante a corrida de decolagem, a tripulação técnica resolveu abortar a decolagem quando visualizou uma viatura, à serviço da administradora aeroportuária, que se encontrava sobre a pista. Houve a colisão entre a aeronave e a viatura”, diz documento do Cenipa.

A aeronave envolvida na ocorrência tinha 109 pessoas a bordo, sendo 103 passageiros e seis tripulantes. Nenhuma delas se machucou. O avião, prefixo PS-GPP, tinha como destino o aeroporto de Recife (PE).

O reporte preliminar do Cenipa indica que duas pessoas –que estavam fora da aeronave– tiveram ferimentos leves. Inicialmente, a informação passada pela concessionária RIOgaleão foi de que ninguém havia se ferido. A CNN questionou a empresa nesta terça-feira (18) sobre essa divergência, mas ainda não recebeu retorno.

Após a colisão, a parte de baixo da aeronave ficou destruída. Já o carro atingido ficou sem a capota.

Um áudio obtido pelo canal Aviation TV e cedido à CNN mostra o momento em que um piloto da Gol avisa a torre de controle após a colisão. Ouça abaixo:

Em nota, a Gol informou que o jato atingiu uma viatura da concessionária RIOgaleão, responsável pelo aeroporto. “A decolagem foi interrompida e todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança. Um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem optou por seguir viagem. Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação”, informou a companhia aérea.

A Gol disse ainda que “tripulação e equipe seguiram os procedimentos e agiram rapidamente para garantir a segurança dos passageiros” e que irá colaborar com as investigações do Cenipa.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Papa Francisco seguirá internado, mas não corre perigo de morte, diz médico

Um dos médicos responsáveis pelo tratamento do papa Francisco, Sergio Alfieri informou, em coletiva de…

arma usada para matar Vanessa Ricarte era ameaça constante

Pelo menos quatro mulheres que sofreram algum tipo de violência nas mãos do músico Caio…

Mortos em acidente de ônibus no interior de SP terão velório coletivo

Os corpos das 12 pessoas que morreram em um acidente entre um ônibus e um…