Com muitos bloquinhos e esquentas para o Carnaval já começando a sair para a avenida, os cuidados para não cair em golpes durante a folia já são necessários. O “golpe da maquininha” é um dos mais praticados por bandidos durante a festa.
Para te ajudar a se proteger contra golpes de pagamento durante as festas, o Primeira Página reúne dicas elaboradas pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para não sair no prejuízo.
Enquanto quem gosta de cair na folia está se divertindo, é a hora em que golpistas utilizam da aglomeração para furtar celulares e também apostam na distração dos foliões na hora dos pagamentos com cartão para trocá-los ou aplicar o “golpe da maquininha”.
De acordo com a Febraban, golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha, fazem compras usando o seu dinheiro. Preste muita atenção ao comprar algo na rua e pagar com cartão.
“O campo de senha deve mostrar apenas asteriscos. O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado. E é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha, e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.”
Febraban (Federação Brasileira de Bancos)
-
Grávidas não precisam ficar de fora; confira dicas para curtir o Carnaval
Outra dica importante é realizar o ajuste do limite de transferência via Pix, no app do seu banco. Antes de sair de casa para curtir os blocos, revise o limite para valores que for realmente usar na festa e não esqueça também de habilitar as ferramentas de segurança do aparelho.
A Febraban orienta também que o cliente desabilite temporariamente o pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito, mantendo apenas a possibilidade por inserção dos respectivos cartões nas maquininhas.