Receita Federal libera 5° lote de restituição e paga R$ 314 milhões

Placa na sede da Receita Federal, em Brasília -DF. (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)


Mais de 105 mil contribuintes que estão em dia com o leão podem consultar a partir desta sexta-feira (21) se receberão a restituição em fevereiro. A Receita Federal liberou a consulta ao 5° lote da malha fina, que irá pagar cerca de R$ 314,38 milhões de volta aos contribuintes.

Sede da Receita Federal, em Brasília -DF. (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)
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Do valor total, cerca R$ 211,85 milhões irão para contribuintes com prioridade no reembolso, que em maior parte, 60.333 contribuintes, informou a chave PIX do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) na declaração do IR ou usou a declaração pré-preenchida. Desde 2023, a informação da chave PIX dá prioridade no recebimento.

O pagamento será realizado no dia 28 de fevereiro, na conta ou chave PIX que o contribuinte inseriu na declaração do IR. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.

Se verificar alguma pendência, poderá enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Como consultar?

Para realizar a consulta basta acessar o site da Receita Federal na internet, através do seguinte link: www.gov.br/receitafederal/pt-br. Na página, o contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal, nos dispositivos móveis.

Em situações em que a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.



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