ariranhas do Pantanal batem-boca para defender espaço


Em uma das expedições pelo Pantanal mato-grossense, o fotógrafo Roger Benedick fez um registro que chamou a atenção dos internautas. O vídeo feito em Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, mostra duas ariranhas nadando no rio e soltando um som que é ao mesmo tempo bravo e, convenhamos, um tanto engraçado. Mas por trás dessa “reclamação aquática” existe um comportamento sério: a defesa de território. (Veja o vídeo no final da matéria)

Ariranhas estavam reagindo à aproximação de um grupo rival. (Foto: Roger Benedik)

Nos comentários, o próprio Roger esclareceu que as ariranhas estavam reagindo à aproximação de um grupo rival. Para entender melhor sobre o assunto, o Primeira Página conversou com o biólogo, Marcos Ardevino, que explicou:

“Elas são super comunicativas! Existem registros de pelo menos 15 vocalizações diferentes. No vídeo, elas parecem estressadas porque outro grupo estava por perto. Como são extremamente territorialistas, qualquer invasor será prontamente expulso do local.”

Essas lontras gigantes vivem em grupos familiares e protegem suas áreas com unhas, dentes e, claro, muita gritaria. O território delas pode ultrapassar 10 km ao longo do rio, e qualquer estranho que se aproxime pode esperar uma recepção barulhenta.

O vídeo que foi gravado em Porto Jofre, um verdadeiro paraíso natural, famoso mundialmente como um dos melhores lugares para observar onças-pintadas em seu habitat. Mas além dos felinos, o Pantanal tem outros moradores ilustres que fazem questão de deixar bem claro quem manda no pedaço.

  1. Uber pantaneiro: sucuri pega carona nas costas de jacaré





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Veja quais são as possíveis coalizões na Alemanha após eleição parlamentar

A Alemanha poderá enfrentar meses de incerteza depois de o bloco conservador CDU/CSU liderar pesquisas…

RS: Sindicato dos professores pede suspensão de aulas por conta do calor

O Sindicato dos Professores Estaduais do Rio Grande do Sul (CPERS) solicitou à Secretaria Estadual…

Filho encontra mãe, agente de saúde, morta pelo padrasto em Nova Guarita

Uma agente de saúde identificada como Vanusa dos Santos, de 43 anos, foi encontrada morta…