Xi afirma parceria “sem limites“ com Putin em ligação sobre Ucrânia

CNN Brasil


O presidente da China, Xi Jinping, reafirmou sua parceria “sem limites” em uma ligação telefônica com o presidente russo Vladimir Putin nesta segunda-feira (24), informou a mídia estatal chinesa, no dia que marca o terceiro ano da invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia.

Os líderes mantiveram as conversas enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, pressionava por um acordo rápido para acabar com a guerra na Ucrânia, levantando a perspectiva de que Washington poderia criar uma divisão entre Xi e Putin e se concentrar em competir com a segunda maior economia do mundo.

A ligação parecia ter como objetivo dissipar tais perspectivas – os dois líderes ressaltaram a durabilidade e a natureza “de longo prazo” de sua aliança, com sua própria “dinâmica interna” que não seria impactada por nenhuma “terceira parte”.

“As relações China-Rússia têm uma forte força motriz interna e valor estratégico único, e não são direcionadas a, nem são influenciadas por, nenhuma terceira parte”, afirmou Xi, segundo a leitura oficial publicada pela mídia chinesa.

Ele continuou dizendo que, “as estratégias de desenvolvimento e as políticas externas da China e da Rússia são de longo prazo”.

Trump alarmou os aliados europeus de Washington ao deixar eles e a Ucrânia fora das negociações com a Rússia na semana passada e culpar o governo ucraniano pela invasão russa em 2022.

Esta foi a segunda ligação que ambos os líderes fizeram este ano, após discutirem como construir laços com Trump em janeiro.

China e Rússia declararam uma parceria estratégica “sem limites”, dias antes de Putin enviar dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Xi se encontrou com Putin mais de 40 vezes na última década e Putin descreveu a China como uma “aliada” nos últimos meses.

Pequim se recusou a condenar Moscou por seu papel na guerra, tensionando seus laços com a Europa e os EUA como resultado.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Jovem que teve corpo incendiado por namorado morre após 43 dias no HMC

Morreu nessa sexta-feira (21), a jovem Tainara Raiane da Silva, 21 anos, que estava internada…

Prêmio elege os destinos mais acolhedores do Brasil: confira a lista

O 13° Traveller Review Awards é uma premiação anual que reconhece a excelência na hospitalidade…

Vaticano: Papa melhora ligeiramente e insuficiência renal não é preocupação

A condição do Papa Francisco melhorou um pouco, informou o Vaticano em uma atualização nesta…