Você sabia? Mulheres dominam o eleitorado brasileiro e mato-grossense


Nesta segunda-feira (24) é o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. São 93 anos de uma conquista que transformou a política brasileira.

Uma curiosidade histórica: As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, um fato que se repete em Mato Grosso desde 2019.

Urna eletrônica. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Atualmente, dos mais de 158 milhões de eleitores no Brasil, 53% são mulheres. Em Mato Grosso, essa porcentagem é de 51% dos 2,5 milhões de eleitores.

Essa realidade é fruto de mais de 100 anos de luta. O voto feminino só foi conquistado em 1932, e a obrigatoriedade do voto para mulheres só veio em 1965.

Com o direito de votarem, as mulheres conquistaram também o direito de serem votadas, outro passo importante na busca pela representatividade feminina na política.

O TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral), que divulgou os dados nesta segunda-feira (24), tem sido liderado por duas mulheres: a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro (presidente) e a desembargadora Serly Marcondes Alves (vice-presidente e corregedora regional eleitoral).

Em Mato Grosso, as mulheres passaram a ser 50% do público votante em 2013, representando pouco mais de um milhão do eleitorado no estado.

Essa porcentagem se manteve até 2018, já que em 2019 as eleitoras do gênero feminino passaram a ser 51% do total (1,1 milhão).

De lá para cá, a participação das mulheres tem aumentado e fortalecido a atuação deste público no cenário político mato-grossense.

Política na prática

Dos 24 deputados estaduais eleitos, apenas uma vaga é preenchida por uma mulher. Janaina Riva (MDB) foi a única mulher eleita em 2014 e reeleita em 2018 e 2022.

Na Câmara de Vereadores de Cuiabá, das 26 vagas, oito foram preenchidas por mulheres na maior eleição de bancada feminina da história na região. Duas delas, inclusive, estiveram entre os parlamentares mais votados.

MULHERES ELEITAS CAMARA DE VEREADORES CUIABA
Vereadoras eleitas em Cuiabá.

A mais votada, Samantha Íris (PL), é empresária, esposa do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), e nunca havia atuado na política. Foi eleita vereadora com o maior número de votos, totalizando mais de 7 mil.

Quem são vereadoras de Cuiabá

  • Samantha Íris (PL);
  • Maysa Leão (Republicanos);
  • Paula Calil (PL);
  • Michelly Alencar (União) – reeleita;
  • Maria Avalone (Cidadania/PSDB);
  • Dra. Mara (Podemos);
  • Baixinha Giraldelli (Solidariedade);
  • Katiuscia (PSB).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia prende estudante de Direito suspeita de integrar quadrilha em SC

Uma estudante de Direito e estagiária da Justiça Federal foi presa, na manhã desta terça-feira…

quando é hora de ir ao pronto-atendimento?

Com a alta nos casos de arboviroses – como dengue, zika e chikungunya – e…

Duas pessoas são presas por envolvimento em ataque a consulado russo

Duas pessoas que estavam relacionadas ao ataque no consulado russo foram presas em Marselha na…