Uma grande queda de energia atingiu vastas áreas do Chile, incluindo a área metropolitana da capital, Santiago, onde o serviço de metrô está inoperante, informou o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) nesta terça-feira (25).
Em uma nota no site, a Senapred informou que os danos foram registrados em 14 das 16 regiões do Chile.
Áreas do norte com mineração intensiva até as regiões central e sul que abrigam a maior parte da população, incluindo a capital Santiago, foram afetadas, de acordo com o governo.
A estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, disse que o apagão afetou todas as suas divisões e que as minas de Chuquicamata, Andina, Salvador e El Teniente ficaram sem energia.
As autoridades ainda não relataram nenhuma situação de emergência decorrente da suspensão, acrescentou o serviço. A agência disse que as empresas de transmissão de energia elétrica do país estão trabalhando para investigar a falha e reiniciar o serviço.
As luzes das ruas na capital não estavam funcionando, de acordo com testemunhas da Reuters. O metrô de Santiago, que transporta milhões de passageiros, também foi afetado.
A ministra do Interior do Chile, Carolina Toha, afirmou que a queda foi causada por uma falha na linha de transmissão no norte do país, descartando um ataque cibernético como motivo do incidente.
Toha disse que a energia deve começar a voltar nas “próximas horas”.
“Esperamos que o que nos foi dito aconteça, que nas próximas horas teremos o serviço elétrico de volta”, acrescentou Toha. “E se esse não for o caso, teremos que tomar medidas diferentes.”
Com informações da Reuters.