Rússia diz que deve se reunir com EUA na Turquia na quinta-feira (27)

CNN Brasil


As delegações russa e norte-americana se reunirão em Istambul na quinta-feira (27) para discutir como restaurar suas respectivas missões diplomáticas, afirmou o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov.

Moscou não tem embaixador em Washington desde que o enviado anterior, Anatoly Antonov, deixou seu posto em outubro passado.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que equipes de alto nível trabalhariam para restaurar as missões diplomáticas dos países em Washington e Moscou como parte das negociações para acabar com o conflito na Ucrânia.

Os representantes dos países se reuniram na Arábia Saudita, na semana passada, no primeiro passo para as negociações, que incluiu também a definição de pontos sobre a relação entre americanos entre russos.

A pauta para as negociações de quinta-feira, conforme descrita por Lavrov, sinaliza que os dois lados se concentrarão primeiro nas barreiras técnicas às relações diplomáticas antes de passar para objetivos mais ambiciosos.

Ele culpou a administração do antecessor de Trump, Joe Biden, pela situação.

“Nossos diplomatas de alto nível, especialistas, se reunirão e considerarão os problemas sistêmicos que se acumularam como resultado das atividades ilegais da administração anterior”, expressou Lavrov.

Oportunidade de negócios

À medida que as negociações progridem, os dois países disseram que querem explorar a possibilidade de empreendimentos comerciais lucrativos, bem como buscar o fim da guerra na Ucrânia.

Putin disse esta semana que Moscou estaria pronta para convidar os EUA a entrar em projetos conjuntos para explorar depósitos de terras raras na Rússia e nas partes da Ucrânia que ela reivindicou como seu próprio território.

Os movimentos de Trump para reparar as relações com a Rússia, revertendo a política de Biden de tentar isolar o país com sanções, levantaram temores em Kiev e entre seus aliados europeus de que eles poderiam ser marginalizados em qualquer acordo potencial.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Dízimo” cobrado em contracheque de estagiária terá de ser ressarcido

Uma escola localizada em Vila Velha (ES), na Grande Vitória, foi condenada pela Justiça do…

MS põe fim à paridade das exportações

Após 20 anos, o Governo de Mato Grosso do Sul decidiu por fim à paridade…

Comitê da Câmara dos EUA aprova projeto que pode barrar Moraes no país

O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (26) um projeto que…