João Pereira da Rosa, primeiro reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), morreu, nesta quinta-feira (27), aos 96 anos. Com o ocorrido, a instituição decretou luto oficial de três dias.
-
Público 60+: UFMS abre 2,6 mil vagas para atividades gratuitas
Professor, João Pereira da Rosa esteve à frente da gestão da universidade de 1970 a 1978. Bisneto de José Antônio Pereira, fundador de Campo Grande, nasceu em 27 de outubro de 1928, e cursou os primeiros anos de estudo no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande.
Com a ajuda de uma tia, fez o curso no Instituto Lafayette do Rio de Janeiro e, em seguida, ingressou na graduação de Medicina, na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Após o retorno a Campo Grande, atuou como médico anestesista na Santa Casa durante 25 anos, além de ter sido presidente da Associação Médica de Campo Grande.
Na reitoria da UFMS, foi o responsável pela implantação do curso de Medicina da Cidade Universitária, por meio da Lei 2.629, publicada no dia 26 de julho de 1966.
Ao longo da gestão, foram criados os Centros Pedagógicos de Aquidauana e Dourados, além de espaços importantes como o Monumento Símbolo, projetado pelo escultor italiano Caetano Fracarolli; o Estádio Universitário, popularmente conhecido como Morenão; o Teatro Glauce Rocha e o Restaurante Universitário da Cidade Universitária, o Complexo Aquático, projetado por Avedis Balabanian; o Hospital Universitário; e o Ginásio de Esportes, conhecido como Moreninho.
O velório de João Pereira da Rosa será realizado a partir das 20h, desta quinta-feira (27), no Cemitério Parque das Primaveras. O sepultamento vai ocorrer, nesta sexta-feira (28), às 10h.