O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que apoia a cláusula do Artigo V da Otan que obriga os integrantes da aliança a se defenderem mutuamente.
A declaração de Trump, feita durante uma coletiva de imprensa conjunta nesta quinta-feira (27) com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, ocorre enquanto ambos os líderes se envolvem em discussões sobre o futuro da paz na Europa.
O Artigo V inclui uma obrigação para os integrantes da Otan de se defenderem mutuamente em caso de ataque. Trump foi questionado sobre a cláusula no contexto de se as forças de paz europeias forem utilizadas na Ucrânia como parte de uma força de manutenção da paz após um cessar-fogo.
“Eu apoio”, disse Trump. “Não acho que teremos qualquer razão para isso, acho que teremos uma paz muito bem-sucedida, e acho que será uma paz duradoura, e acho que vai acontecer, espero que rapidamente.”
Ele acrescentou: “Se não acontecer rapidamente, pode não acontecer de jeito nenhum.”
Os comentários anteriores de Trump sobre a cláusula de defesa mútua geraram alarme entre alguns dos aliados mais próximos dos EUA.
Trump disse no ano passado que encorajaria a Rússia a fazer “o que diabos eles quisessem” com os países da Otan que não cumprissem as obrigações de gastos com defesa.