Em meio a desejo de anexação de Trump, esposa de vice vai à Groenlândia

CNN Brasil


A segunda-dama dos Estados Unidos, Usha Vance, viajará para a Groenlândia nesta semana para o que a Casa Branca descreveu como uma visita para “celebrar a cultura e a unidade da Groenlândia”.

A viagem ocorre enquanto o presidente Donald Trump ameaça repetidamente anexar a ilha do Ártico.

Usha Vance, segundo uma declaração do gabinete do vice-presidente, “viajará para a Groenlândia com seu filho e uma delegação dos Estados Unidos para visitar locais históricos, aprender sobre a herança da Groenlândia e participar da Avannaata Qimussersu, a corrida nacional de trenós puxados por cães da Groenlândia”.

“Também estou indo para celebrar a longa história de respeito mútuo e cooperação entre nossas nações e para expressar esperança de que nosso relacionamento só se fortalecerá nos próximos anos”, disse Usha em uma publicação no Instagram neste domingo (23).

Antes e depois de assumir o cargo, Trump expressou interesse em que os EUA tomassem a ilha pela força ou coerção econômica, mais recentemente durante comentários em uma sessão conjunta do Congresso.

“Acho que vamos conseguir de um jeito ou de outro”, ele disse no discurso no início deste mês.

A Groenlândia é um território dinamarquês autônomo.

Não está claro se os EUA já enviaram uma delegação ao Avannaata Qimussersu, muito menos uma com uma segunda-dama. O filho do presidente, Donald Trump Jr., visitou a Groenlândia em janeiro.

Usha Vance, uma ex-advogada, vem montando uma pequena equipe de funcionários, fazendo a transição de seus três filhos para a vida no Observatório Naval e se estabelecendo na função, para a qual ela terá sua própria plataforma e responsabilidades.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

veja os números sorteados e resultado do concurso 3354

A Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da Lotofácil, nesta sexta-feira (28), em São Paulo.…

Zelensky diz que Ucrânia não reconhecerá ajuda militar como empréstimos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira (28) que a Ucrânia não reconhecerá a…

Tonelada de cocaína e laboratório de refino: polícia prende quadrilha em SP

Cinco homens foram presos com mais de 1,4 tonelada de cocaína em Salesópolis, na região…